O aplicativo do Excel para celulares não oferece a opção de proteger planilhas com senha. Entretanto, é possível usar e compartilhar arquivos criptografados no smartphone. Para isso, o usuário precisa definir uma senha pelo computador e sincronizar o arquivo protegido com o celular utilizando o OneDrive. A função é útil para quem costuma guardar informações importantes em planilhas eletrônicas.

Confira o tutorial a seguir e veja como proteger com senha arquivos do Excel pelo PC para usar no celular. Os passos foram feitos em um iPhone (iOS), mas as dicas também valem para smartphones Android.

Tutorial mostra como usar o Microsoft Excel para criar uma planilha de gastos no celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Pelo computador, abra a planilha que você quer proteger com senha no Excel. Agora, acesse o menu "Arquivo", clique em "Proteger Pasta de Trabalho" e em "Criptografar com Senha".

... 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">

Criptografando planilha com senha no Excel (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Digite a senha que você quer usar para proteger o arquivo e pressione "OK". Em seguida, confirme a mesma senha.

Digite a senha de proteção do arquivo no Excel (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, acesse o seu OneDrive e, caso necessário, faça login na sua conta. Clique em "Carregar" e localize a planilha protegida por senha.

Envie o arquivo criptografado no Excel para o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seu celular, acesse o app do Excel e toque em "Abrir", no canto inferior direito da tela. Vá em "OneDrive - Pessoal" e localize o arquivo protegido.

Abrindo arquivo criptografado pelo celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para visualizar o conteúdo da planilha, você deve digitar a senha definida no segundo passo e pressionar "OK".

Digite a senha para visualizar a planilha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Você pode compartilhar o arquivo tocando sobre o ícone no canto superior direito da tela. É possível convidar pessoas para editar o arquivo, copiar o link para enviar por mensagem ou mandar uma cópia do arquivo. Nesse caso, é importante fornecer a senha para que o destinatário consiga abri-lo.

Compartilhando arquivo com outras pessoas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para proteger informações importantes de pessoas não autorizadas.

Como desativar links em uma planilha do Excel? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.