Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A livre transferência de arquivos entre o celular e o computador com cabo USB é desabilitada por padrão na interface MIUI, da Xiaomi, assim como em outras versões do Android. Parte dos arquivos fica escondida, incluindo algumas fotos e outras mídias, obrigando o usuário a enviar imagens via Internet ou Bluetooth.

Para eliminar esse inconveniente basta ativar a depuração USB, escondida nas opções de desenvolvedor. A função permite uma comunicação completa entre o smartphone e o PC, incluindo testar apps no próprio computador e outros recursos avançados. O tutorial a seguir mostra como habilitar o modo desenvolvedor e ativar a depuração USB nos celulares da fabricante chinesa Xiaomi.

Aprenda a transferir fotos de um Xiaomi para o computador via cabo USB (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Aprenda a transferir fotos de um Xiaomi para o computador via cabo USB (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Aprenda a transferir fotos de um Xiaomi para o computador via cabo USB (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 1. Abra o menu Configurar no celular da Xiaomi ─ neste tutorial usamos um Redmi 2 Pro. Depois, entre em "Sobre o telefone".

Caminho na interface MIUI para informações do celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho na interface MIUI para informações do celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Caminho na interface MIUI para informações do celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Desça até "Versão do MIUI" e toque neste campo sete vezes consecutivas, até aparecer a mensagem de que você é um desenvolvedor. Feito isso, volte ao menu anterior e entre em "Configurações adicionais".

Ativação do menu de desenvolvedor no celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ativação do menu de desenvolvedor no celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação do menu de desenvolvedor no celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Veja que surgiu um menu chamado "Opções do desenvolvedor". Entre nele e ative a chave principal, no topo da tela. Depois vá até "Depuração" e ative o item "Depuração USB".

Ativação da ferramenta de depuração USB na interface MIUI (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ativação da ferramenta de depuração USB na interface MIUI (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação da ferramenta de depuração USB na interface MIUI (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Uma caixa de diálogo aparecerá para confirmar a operação. Toque em "OK" e veja que depuração USB foi ativada.

Depuração USB ativada em celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Depuração USB ativada em celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Depuração USB ativada em celular da Xiaomi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Conecte o smartphone ao computador com cabo USB e toque na notificação de conexão, no topo da tela. Ative a chave "Dispositivo de mídia (MTP)" para transferir fotos e outros arquivos do armazenamento do celular (ou vice-versa). Se quiser transferir fotos usando o app da câmera, ative a chave "Câmera (PTP)".

Smartphone Xiaomi habilitado para transferir arquivos para computador via USB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Smartphone Xiaomi habilitado para transferir arquivos para computador via USB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Smartphone Xiaomi habilitado para transferir arquivos para computador via USB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Xiaomi no Brasil: vale a pena comprar o smartphone barato da 'Apple Chinesa'? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.