Uma falha grave no macOS pode expor computadores da Apple a acesso não autorizado de maneira simples. Divulgada pelo desenvolvedor de software Lemi Orhan Ergin‏ e confirmada por vários usuários na terça-feira (28), a brecha de segurança permite obter acesso root no sistema facilmente pelas configurações do computador. O erro abre espaço para que uma pessoa mal-intencionada transforme uma conta de convidado em administrador do sistema em poucos segundos.

Até o momento, acredita-se que o bug esteja somente macOS High Sierra 10.13.1 (17B48), mas pode afetar outras versões. Confira o que já se sabe sobre a falha.

macOS High Sierra (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple ainda está investigando o caso. No Twitter, a empresa convidou usuários a enviarem relatos via DM (mensagem direta) para ajudar na tarefa: "Vamos dar uma olhada no que está acontecendo juntos. Envie-nos um DM que inclua o seu modelo de Mac juntamente com a sua versão do macOS", escreveu a Apple.

Na tela de controle de usuários do macOS, Ergin relatou ter conseguido converter uma conta sem privilégios e um usuário root. O processo chamou atenção pela simplicidade: basta clicar no ícone de cadeado, digitar “root” no campo de usuário e deixar a senha em branco. Ao teclar Enter, o Mac permite libera acesso de administrador, capaz de abrir todos os arquivos do computador, excluir demais contas e até mesmo formatar a máquina.

... d">

Falha dá acesso root mesmo sem digitar senha no macOS (Foto: Reprodução/Twitter/Lemi Orhan Ergin‏)

O número de tentativas varia de caso a caso. Alguns usuários relatam até cinco cliques em “Desbloquear” antes de conseguir acesso. Em outras situações, o macOS libera o usuário root já no primeiro clique. Usuários relatam no Twitter que, após a conversão da conta, o Macbook pode ser desbloqueado sem senha e com privilégios de administrador diretamente da tela de login.

Número de tentativas de login sem senha varia de usuário para usuário (Foto: Reprodução/Twitter/Wojtek)

A falha é grave pois expõe os dados do usuário no computador a qualquer pessoa sem conhecimento técnico — porém, com conhecimento da falha de login. Na prática, um MacBook exposto em um local público pode ser desbloqueado se a conta de convidado estiver disponível. Rapidamente, um invasor pode virar administrador e tomar o controle da máquina sem que o dono dela saiba. Ainda não está claro se o acesso não autorizado pode ser realizado remotamente.

Como se proteger da falha

Até que uma eventual seja liberada em forma de atualização, é preciso definir uma senha manualmente para o usuário root do macOS. Ainda segundo relatos de usuários nas redes sociais, o procedimento impede que um invasor converta uma conta de convidado em administrador.

Dúvidas de segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.