A Qualcomm divulgou mais detalhes sobre a tecnologia de inteligência artificial presente nos celulares Moto X4 e do Moto Z2 Force, que usam processadores Snapdragon 630 e 835, respectivamente. O recurso usa um mecanismo de processamento neural (NPE, na sigla em inglês) para identificar objetos e pontos turísticos com a câmera do smartphone. A função utiliza o aprendizado de máquina para entender o que está captando.

De acordo com a Qualcomm, a tecnologia acelera a identificação dos objetos por permitir um melhor uso hardware do dispositivo.

Moto Z2 Force traz tecnologia de Inteligência artificial na câmera (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A tecnologia consegue extrair de forma mais eficiente a capacidade do chip gráfico dos aparelhos – GPU Adreno 510, no caso do Moto X4; Adreno 540, no Moto X2 Force. Com isso, o software da câmera consegue entregar o resultado quase de forma instantânea.

A Landmark Detection – como é chamado o recurso nos novos smartphones da Motorola – consegue identificar os elementos por conta do aprendizado de máquina. O software foi ‘ensinado’ a reconhecer locais turísticos – 1.200 pontos de referência ao redor do mundo. Basicamente, várias fotos de todos esses lugares foram mostradas anteriormente ao algoritmo.

... 14 6" version="1.1" xmlns="//www.w3.org/2000/svg" xmlns:xlink="//www.w3.org/1999/xlink">

Recurso mostra informações na Wikipédia (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Na aplicação da Motorola, tudo é interligado à internet. Quando a câmera reconhece um monumento, por exemplo, o aplicativo mostra uma descrição do lugar na Wikipédia. Desta forma, é possível ter informações mais detalhadas sobre a história da escultura, seu autor ou o personagem retratado.

O interessante é que a tecnologia não é limitada apenas à indústria de smartphones. Uma série de outros setores, como o automotivo ou de saúde, podem usar a mecanismo de processamento neural, já que a Qualcomm também oferece um kit de desenvolvimento de software. Uma das vantagens é que a ferramenta permite que os desenvolvedores escolham quais núcleos específicos da GPU e CPU querem usar em seus projetos.

Como ativar

Ativando o Landmark Detection no Moto X4 (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)

O recurso pode ser ativado nas configurações da câmera no Moto X4 e no Moto Z2 Force. Abra o app da câmera e deslize o dedo para a direita. Em "Câmera Inteligente" ative as duas opções. A partir daí, ao apontar a câmera para um local ou objeto irá aparecer um ícone azul na parte inferior da tela. Lembre-se que o celular deve estar conectado à Internet para usar a função.

Com informações: Qualcomm e XDA

Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.