O WhatsApp recebeu novas funções para smartphones Android, iPhone (iOS) e Windows Phone durante o mês de novembro. O recurso de trava de áudio chegou para celulares da Apple, permitindo o compartilhamento de mensagem de voz sem precisar manter o botão de microfone pressionado. Já o envio de localização, uma ferramenta que já existia, mudou de nome depois da estreia do compartilhamento em tempo real.

Outros conteúdos sobre o mensageiro durante o último mês envolveram dicas sobre a função de apagar mensagem enviada, com esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do recurso. Além disso, nos primeiros dias de novembro, houve ainda o incidente do WhatsApp pirata, que fez mais de 1 milhão de vítimas. Por fim, no último dia do mês, o mensageiro saiu do ar em diversos países. Veja nas linhas abaixo todas as novidades mais recentes do WhatsApp.

1. Trava de áudio

Uma função esperada por quem envia muitos áudios no WhatsApp, a trava do microfone chegou para iPhone (iOS) na última semana. O recurso, já presente no rival Telegram, permite que o usuário deixe o aplicativo gravando uma mensagem sem ter que pressionar o botão. Assim, suas mãos ficam livres.

Para executar o comando, basta tocar no ícone de microfone e deslizar para cima até ver um cadeado. A partir daí é possível falar sem tocar no celular. Em caso de arrependimento, há um botão no centro da tela que permite cancelar o envio. O recurso ainda não foi liberado para usuários de Android ou Windows Phone. Apesar disso, o mensageiro tem uma ferramenta semelhante para o sistema do Google.

... 5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> WhatsApp para iPhone ganhou trava de áudio em novembro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Localização atual

O envio de localização mudou em outubro, quando o WhatsApp ganhou a função de compartilhamento em tempo real. Embora as duas ferramentas funcionem lado a lado no app, alguns usuários ficaram confusos. O ponto de discórdia está no nome: o recurso mais novo, que permite a um amigo conferir seu passo a passo no mapa, se chama “Compartilhar localização atual”; e a opção antiga, que envia um ponto fixo, é “Enviar sua localização atual”. O passo a passo é similar no Android e no iPhone.

Envio de localização esteve entre os principais assuntos do WhatsApp em novembro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Apagar para todos

A função "Apagar para todos", que remove mensagens de conversas e grupos de forma definitiva, chegou para todos os usuários depois de uma liberação discreta no final de outubro. Uma das maiores mudanças no WhatsApp em meses, o recurso gerou dúvidas e, por isso, o TechTudo preparou um conteúdo com perguntas e respostas sobre a ferramenta. O procedimento de exclusão difere entre as versões do mensageiro no Android, no iOS e no Windows Phone. Vale lembrar que a ação precisa ser executada dentro do período de sete minutos após o envio da mensagem.

Recurso "Apagar para todos" do WhatsApp gerou dúvidas entre usuários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. WhatsApp pirata

Uma versão falsa do WhatsApp, chamada de Update WhatsApp Messenger, circulou na Play Store, loja oficial de apps do Android, e foi baixada mais de 1 milhão de vezes. Os golpistas usaram o mesmo nome da empresa desenvolvedora do aplicativo real, WhatsApp Inc., para enganar o Google e atrair vítimas. Após baixado, o software direcionava o usuário para outros downloads, potencialmente maliciosos, e liberava o acesso ao WhatsApp legítimo para evitar suspeitas. A gigante das buscas removeu o app falso, mas não chegou a esclarecer se o caso se deu por conta de uma falha do mecanismo de proteção Google Play Protect.

Aplicativo “Update WhatsApp Messenger” engana mais de um milhão de usuários (Foto: Reprodução/Digital Trends)

Como o golpe imitou o nome da empresa por trás do WhatsApp, acabou driblando até a análise dos usuários mais atentos. Por isso, é importante verificar outras características de um download antes de baixar. Veja dicas para se proteger:

  • Verifique o selo “Escolha do editor”: desenvolvedores marcados com essa bandeira foram verificados pelo Google e ganharam um patamar mais respeitável após um longo tempo de consolidação da base de usuários. A tática não serve para todos, já que o próprio WhatsApp não ganha essa categoria, mas é uma alternativa para outros apps.
  • Leia opiniões antes de baixar: reviews de usuários que já baixaram um aplicativo ajudam a entender se ele é potencialmente perigoso ou não. Confira se as opiniões das pessoas elogiam ou apontam bugs no app. Nesse segundo cenário, prefira não fazer o download.
  • Verifique número de downloads: uma maneira simples de evitar cair em um golpe como o do WhatsApp falso é reparando o número de downloads. Enquanto o app pirata foi baixado 1 milhão de vezes, o aplicativo verdadeiro já rompeu a barreira de 1 bilhão.
  • Remova administradores do dispositivo: aplicativos maliciosos podem requerer a administração do dispositivo para infectar o aparelho com mais profundidade. Recomenda-se checar com frequência nas configurações do celular quais apps têm permissão para esse acesso mais poderoso ao sistema. Em geral, somente o localizador do Android é permitido por padrão. Duvide de apps desconhecidos com liberdade demais para atuar no smartphone e remova o privilégio.

5. WhatsApp fora do ar

Por fim, no último dia do mês, o WhatsApp enfrentou uma instabilidade e ficou fora do ar em diversos países por cerca de meia hora. A falha afetava o envio e recebimento de mensagens pelo app tanto por Internet 3G / 4G, como pela rede Wi-Fi. Em nota, o aplicativo reconheceu o problema global e pediu desculpas aos usuários. Apesar disso, a empresa não informou os motivos da instabilidade.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.