A AMD passou a oferecer uma nova versão da Radeon RX 560, menos poderosa que a placa original. Com uma menor quantidade de núcleos de processamento e atingindo velocidades mais baixas, a nova versão da placa de entrada pode ser facilmente confundida com a RX 560 original: não há qualquer distinção entre os dois modelos no mercado, o que faz com que o consumidor não tenha como saber qual das duas versões está comprando. Em nota oficial emitida ao site PC World, a AMD reconheceu o problema e se comprometeu a corrigir a situação.

Placa de entrada da AMD passa a contar com duas versões diferentes no mercado (Foto: Divulgação/AMD)

A RX 560 foi lançada em abril com um processador gráfico que continha 16 unidades computacionais e um total de 1.024 processadores stream (que é como são os núcleos das placas de vídeo da AMD). A versão mais fraca da placa apresenta 14 unidades computacionais e um total de 896 processadores stream. Curiosamente, são os mesmos números das especificações técnicas da Radeon RX 460, antecessora direta da placa.

A quantidade de núcleos de processamento de uma placa de vídeo é central para determinar seu nível de performance. Tanto quanto mais núcleos, mais capaz será a placa. Ao derrubar a contagem de núcleos, sem o cuidado de diferenciar os modelos da RX 560, a AMD pode acabar confundindo o consumidor.

Questionada sobre a situação, a Advanced Micro Devices se manifestou em nota, dizendo que “entre alguns fabricantes e lojistas

... não há diferenciação clara entre as duas versões. Nós estamos trabalhando com nossos parceiros para garantir que a descrição dos produtos esclareça a contagem de Unidades Computacionais de forma que o consumidor saiba exatamente o que está comprando”.

Como evitar decepções

Se você está no mercado de olho em uma Radeon RX 560, a melhor maneira de garantir que está levando para casa a versão mais parruda da placa é avaliar com cuidado as fichas técnicas de cada modelo. Procure identificar os modelos de interesse nos sites de cada fabricante para ter acesso às especificações oficiais do produto.

Via PC World, Extreme Tech



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.