O Canva é um aplicativo gratuito para Android que auxilia o usuário na criação de fotos personalizadas para postar no Snapchat ou no Stories do Instagram, Facebook e Messenger. O app produz imagens verticais no formato ideal para as histórias das redes sociais, evitando que a foto fique cortada ou com bordas. Caso esteja sem inspiração, você pode escolher um modelo pronto para editar.

No tutorial a seguir, aprenda como usar o app Canva para criar imagens para as histórias das suas redes sociais. O procedimento foi realizado em um Moto E4, da Motorola, que roda o Android 7.1.1 Nougat, mas as dicas valem outros celulares com o sistema do Google.

Aprenda a usar o app Canva para criar posts para o Instagram (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. N na tela inicial do app, localize a seção "Your Story" e toque em "See All" para ver todas as opções disponíveis. Agora, escolha o modelo de sua preferência e toque sobre ele para editá-lo.

... 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">

Abra os modelos de histórias (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para editar a foto de fundo, toque sobre ela. É possível selecionar uma imagem da sua biblioteca de fotos em "Gallery", usar uma foto do Canva em "Image" ou uma cor sólida, em "Color". Na aba "Filter" você pode alterar o filtro, inclusive com opções avançadas em "Advanced".

Alterando imagem de fundo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ao tocar sobre um texto, você pode alterar a fonte, alinhamento, cor, espaçamento e mais. Use os botões que aparecem ao redor do texto para rotacionar ou alterar o tamanho da caixa. Caso queira editar a frase, basta tocar novamente sobre o texto.

Editando texto do modelo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque sobre uma figura para editar a transparência do desenho e a cor. Para isso, basta tocar sobre o quadrado com a cor atual do gráfico. Você pode mover o item tocando sobre ele e arrastando. Também é possível alterar o tamanho e orientação da figura usando os pontos nas bordas do retângulo.

Editando cor e transparência de uma figura (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Caso queira adicionar outros campos de texto, imagens, gráficos ou alterar o modelo, toque sobre o botão "+", no canto inferior direito da tela, e toque sobre a opção desejada.

Adicionando novos elementos à imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Quando terminar, toque em "Share", no canto superior direito da tela. A foto será salva na galeria de fotos do seu celular e poderá ser compartilhada como uma história do como Snapchat, Instagram, Facebook e Messenger. Você também pode usar o menu de compartilhamento para enviar a imagem para um amigo ou publicá-la nas redes sociais.

Toque sobre o botão indicado para salvar a imagem criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.