Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A partir desta segunda-feira (18), moradores dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo poderão se cadastrar para receber alertas de desastres naturais pelo celular. O sistema vai informar com antecedência quando houver perigo de alagamentos, temporais ou risco de desabamento, permitindo que a pessoa não seja surpreendida e procure um local seguro para se abrigar.

Para receber os alertas por SMS é preciso esperar uma mensagem enviada pela Defesa Civil Nacional. O cadastro também é feito por mensagem de texto, bastando apenas responder com o CEP do endereço a ser monitorado.

Alerta por SMS será gratuito (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Alerta por SMS será gratuito (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Alerta por SMS será gratuito (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O projeto é uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia móvel e as Defesas Civil dos estados. O serviço é gratuito e, de acordo com a nota oficial, também não tem custos para o governo.

Para efetuar o cadastro é preciso esperar ser convocado. Os moradores das áreas cobertas pelo serviço receberão uma mensagem com o seguinte texto: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Também será possível cancelar o recebimento dos alertas.

O serviço é inspirado no mesmo sistema de alerta adotado em alguns países que sofrem com terremotos, tempestades e tsunamis, como Canadá, Chile e Japão. No ínicio do ano, o envio de alertas de desastres naturais por SMS passou por um período de testes em alguns municípios de Santa Catarina. Em novembro, moradores de São Paulo também puderam fazer o registro.

Outros locais também receberão o serviço em breve. Em 15 de janeiro de 2018 começa o cadastro de moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A estimativa é que o restante dos estados esteja incluso no sistema até 19 de março.

Como enviar uma mensagem de texto SMS grátis? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.