A partir desta segunda-feira (18), moradores dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo poderão se cadastrar para receber alertas de desastres naturais pelo celular. O sistema vai informar com antecedência quando houver perigo de alagamentos, temporais ou risco de desabamento, permitindo que a pessoa não seja surpreendida e procure um local seguro para se abrigar.
Para receber os alertas por SMS é preciso esperar uma mensagem enviada pela Defesa Civil Nacional. O cadastro também é feito por mensagem de texto, bastando apenas responder com o CEP do endereço a ser monitorado.
Alerta por SMS será gratuito (Foto: Luciana Maline/TechTudo) Google traz RCS, evolução do SMS, para o Brasil em parceria com operadoras O projeto é uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia móvel e as Defesas Civil dos estados. O serviço é gratuito e, de acordo com a nota oficial, também não tem custos para o governo.
Para efetuar o cadastro é preciso esperar ser convocado. Os moradores das áreas cobertas pelo serviço receberão uma mensagem com o seguinte texto: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Também será possível cancelar o recebimento dos alertas. O serviço é inspirado no mesmo sistema de alerta adotado em alguns países que sofrem com terremotos, tempestades e tsunamis, como Canadá, Chile e Japão. No ínicio do ano, o envio de alertas de desastres naturais por SMS passou por um período de testes em alguns municípios de Santa Catarina. Em novembro, moradores de São Paulo também puderam fazer o registro. Outros locais também receberão o serviço em breve. E...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.