Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook liberou nesta terça-feira (19) uma função que permite descobrir quando o usuário aparece em fotos, mesmo que não tenha sido marcado no post. O novo recurso se baseia na tecnologia de reconhecimento facial que já é usada na sugestão de perfis de amigos para marcar nas imagens. Com a novidade, também é possível verificar se um retrato não autorizado está sendo usado por terceiros para a criação de perfis falsos. Outro benefício importante é que, agora, pessoas com deficiência visual podem saber quem está nas fotos exibidas em seu feed de notícias.

Facebook  muda ferramenta de reconhecimento facil de usuários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Facebook  muda ferramenta de reconhecimento facil de usuários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Facebook muda ferramenta de reconhecimento facil de usuários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Como funciona?

Caso apareça em alguma foto e esteja entre os amigos de quem publicou, o usuário é automaticamente identificado pelo sistema do Facebook e recebe uma notificação — ainda que não tenha sido marcado no post. Assim, tem a chance de marcar ou desmarcar a si mesmo na imagem, ou entrar em contato com a pessoa que a divulgou. Também haverá um alerta quando uma foto do usuário for escolhida como imagem de perfil. De acordo com a rede social, a ideia é “prevenir que pessoas se passem por outras no Facebook”.

Vale lembrar que existem dois requisitos para que o alerta funcione. O primeiro diz respeito à privacidade de quem fez o post. O Facebook explica: "quando as pessoas publicam algo, elas podem selecionar a audiência do post ('Público', 'Amigos', 'Amigos, exceto...', 'Somente eu', 'Amigos específicos'). Você só receberá a notificação de que sua imagem está em uma foto se fizer parte da audiência selecionada pela pessoa que publicou a foto.

O segundo requisito é ter a função de reconhecimento facial habilitada nas configurações do perfil. Com a mudança, em vez de gerenciar individualmente cada recurso do reconhecimento facial, as pessoas verão um botão ''ativado/desativado'' nas configurações do app para celular e na versão para computador.

O reconhecimento facial na rede de Mark Zuckerberg teve início em 2010. A tecnologia analisa os pixels das fotos e gera uma série de números, chamados pela rede de “template”. Ao receber novas fotos e vídeos, o sistema os compara com o template para identificar as pessoas presentes.

Usuários do Facebook recebem notificação quando forem identificados em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)Usuários do Facebook recebem notificação quando forem identificados em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Usuários do Facebook recebem notificação quando forem identificados em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Pessoas com deficiência visual

O Facebook já tem uma ferramenta de texto que descreve as fotos para pessoas com deficiência visual. O novo recurso de reconhecimento facial permite que usuários da ferramenta de leitura de tela saibam quem aparece em qualquer foto exibida em seu feed de notícias.

O novo recurso é opcional e está sendo disponibilizado gradualmente no mundo todo, com exceção do Canadá e da União Europeia (onde a tecnologia de reconhecimento facial ainda não é utilizada). Veja abaixo como utilizá-la.

Facebook muda configurações de reconhecimento facial em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook muda configurações de reconhecimento facial em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Facebook muda configurações de reconhecimento facial em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Como descobrir se uma foto sua foi publicada no Facebook?

1. Assece Configurações;

2. Vá para “Reconhecimento Facial”;

3. Na opção “Deseja que o Facebook possa reconhecer você em fotos e vídeos”, selecione “Sim” ou “Não”.

Se a configuração de sugestão de marcação estiver atualmente marcada como ''nenhuma'', a nova opção de reconhecimento facial está desativada. Ela permanecerá assim até que o usuário decida ativá-la.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Como apagar seu histórico de pesquisas no Facebook

Como apagar seu histórico de pesquisas no Facebook

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.