O Facebook liberou nesta terça-feira (19) uma função que permite descobrir quando o usuário aparece em fotos, mesmo que não tenha sido marcado no post. O novo recurso se baseia na tecnologia de reconhecimento facial que já é usada na sugestão de perfis de amigos para marcar nas imagens. Com a novidade, também é possível verificar se um retrato não autorizado está sendo usado por terceiros para a criação de perfis falsos. Outro benefício importante é que, agora, pessoas com deficiência visual podem saber quem está nas fotos exibidas em seu feed de notícias.

Facebook muda ferramenta de reconhecimento facil de usuários (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Como funciona?

Caso apareça em alguma foto e esteja entre os amigos de quem publicou, o usuário é automaticamente identificado pelo sistema do Facebook e recebe uma notificação — ainda que não tenha sido marcado no post. Assim, tem a chance de marcar ou desmarcar a si mesmo na imagem, ou entrar em contato com a pessoa que a divulgou. Também haverá um alerta quando uma foto do usuário for escolhida como imagem de perfil. De acordo com a rede social, a ideia é “prevenir que pessoas se passem por outras no Facebook”.

Vale lembrar que existem dois requisitos para que o alerta funcione. O primeiro diz respeito à privacidade de quem fez o post. O Facebook explica: "quando as pessoas publicam algo, elas podem selecionar a audiência do post ('Público', 'Amigos', 'Amigos, excet

... o...', 'Somente eu', 'Amigos específicos'). Você só receberá a notificação de que sua imagem está em uma foto se fizer parte da audiência selecionada pela pessoa que publicou a foto.

O segundo requisito é ter a função de reconhecimento facial habilitada nas configurações do perfil. Com a mudança, em vez de gerenciar individualmente cada recurso do reconhecimento facial, as pessoas verão um botão ''ativado/desativado'' nas configurações do app para celular e na versão para computador.

O reconhecimento facial na rede de Mark Zuckerberg teve início em 2010. A tecnologia analisa os pixels das fotos e gera uma série de números, chamados pela rede de “template”. Ao receber novas fotos e vídeos, o sistema os compara com o template para identificar as pessoas presentes.

Usuários do Facebook recebem notificação quando forem identificados em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Pessoas com deficiência visual

O Facebook já tem uma ferramenta de texto que descreve as fotos para pessoas com deficiência visual. O novo recurso de reconhecimento facial permite que usuários da ferramenta de leitura de tela saibam quem aparece em qualquer foto exibida em seu feed de notícias.

O novo recurso é opcional e está sendo disponibilizado gradualmente no mundo todo, com exceção do Canadá e da União Europeia (onde a tecnologia de reconhecimento facial ainda não é utilizada). Veja abaixo como utilizá-la.

Facebook muda configurações de reconhecimento facial em fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Como descobrir se uma foto sua foi publicada no Facebook?

1. Assece Configurações;

2. Vá para “Reconhecimento Facial”;

3. Na opção “Deseja que o Facebook possa reconhecer você em fotos e vídeos”, selecione “Sim” ou “Não”.

Se a configuração de sugestão de marcação estiver atualmente marcada como ''nenhuma'', a nova opção de reconhecimento facial está desativada. Ela permanecerá assim até que o usuário decida ativá-la.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.