Não é segredo que os consoles sempre ficaram atrás dos PCs no quesito jogos de simulação. Só que isso não significa que os videogames estejam carentes de bons títulos no estilo. Pelo contrário, em um ano em que tivemos lançamentos de excelentes simuladores de corrida, Playstation 4, Xbox One e Switch também receberam alguns clássicos do gênero, como The Sims e Cities Skyline, além de indies consagrados, como Stardew Valley.

Confira nossa lista com os dez melhores games de simulação de 2017 para os consoles.

Project Cars 2 (PS4 e Xbox One)

Project Cars 2 melhorou o que já era bom no antecessor (Foto: Divulgação / Bandai Namco)

O aclamado simulador de corridas Project Cars foi lançado em 2015 e já ganhou uma sequência em 2017. Entre as novidades estão mais pistas e carros, com a inclusão de marcas como Porsche, Honda e Jaguar. O ponto forte continua sendo a jogabilidade, com uma direção ultrarrealista e precisa, e diversas opções de customização.

The Sims 4 (PS4 e Xbox One)

... 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">

The Sims 4: série clássica estreia na nova geração (Foto: Divulgação)

Apesar de ter sido lançado em 2014, apenas em 2017 que The Sims 4 chegou aos consoles. E apesar de algumas novidades, a premissa do simulador de vidas é a mesma: o jogador cria um personagem, monta uma casa e depois vive como desejar. Nesta nova edição, as emoções são o grande destaque e influenciam no modo como seu Sim interage com o mundo.

F1 2017 (PS4 e Xbox One)

Se todo ano podemos esperar um novo game de Fórmula 1, em 2017 a Codemasters se superou. Com melhorias no modo carreira (inclusive com a adição de avatares femininos), F1 2017 também é um prato cheio para os fãs das antigas. Modelos históricos como a McLaren de Ayrton Senna e a Ferrari de Michael Shumacher podem ser pilotados em eventos especiais para a alegria dos entusiastas mais nostálgicos.

Overcooked (Switch)

Overcooked é melhor jogado com amigos (Foto: Divulgação/Nintendo)

Um dos melhores simuladores de cozinha também é um dos multiplayers cooperativos mais divertidos e insanos dos últimos tempos. Overcooked traz a difícil missão de preparar os pratos de seus clientes a tempo em cenários completamente absurdos. A edição de Switch vem incluso os DLCs The Lost Morsel and Festive Seasoning.

Gran Turismo Sport (PS4)

Gran Turismo Sport se destaca pela parte online (Foto: Divulgação)

Após longos 4 anos, a nova geração do Gran Turismo finalmente deu as caras no Playstation 4. Apesar do game derrapar em alguns aspectos, como no modo carreira e nas poucas variações de carros e pistas, Gran Turismo Sport investe como nunca em seu competitivo modo online. O simulador ainda conta pela primeira vez com a opção de usar óculos VR, além de HDR e resolução 4K.

Cities: Skyline (PS4 e Xbox One)

Cities: Skylines chegou apenas agora aos consoles (Foto: Divulgação)

Considerado o sucessor da série Sim City, Cities: Skyline aterrissou nos consoles em 2017. O estilo do game é conhecido: o jogador precisa gerir uma cidade construindo estradas, prédios e atendendo às demandas dos moradores. O tipo de jogo para gastar horas fazendo escolhas, planejando mudanças e remediando o inesperado. A parte negativa é que por enquanto nos consoles não há como instalar mods.

The Escapists 2 (PS4 e Xbox One)

The Escapists 2 adiciona uma opção multiplayer ao game (Foto: Divulgação/Team17)

The Escapists 2 é um game cujo objetivo é escapar de uma prisão. Para isso, você precisa coletar itens, juntar dinheiro e contar com a ajuda de colegas de cadeia para executar o plano. Ao mesmo tempo é preciso viver a rotina do presídio, o que significa trabalhar, se alimentar e tomar banho. Com uma premissa dessas, não tem como o game não ser interessante, principalmente com a nova opção multiplayer.

Stardew Valley (Switch)

Cuide de uma fazenda em Stardew Valley (Foto: Divulgação/Steam)

Enquanto o novo Harvest Moon não é lançado para o Switch, o console da Nintendo conta com Stardew Valley, a versão indie do simulador de fazenda. No game, o jogador precisa cuidar de uma fazenda enquanto participa de atividades sociais, podendo até se relacionar e se casar com outras pessoas da cidade. A qualidade de Stardew Valley acabou sendo elogiada até por Yasuhiro Wada, criador de Harvest Moon.

Forza Motorsport 7 (Xbox One)

Forza Motorsport 7: gráficos e jogabilidade impressionam (Foto: Divulgação/Microsoft)

Em um ano repleto de simuladores de corrida, o Forza Motorsport 7 se sobressai por ser um game acessível a todos: desde os novatos aos veteranos das pistas, sem dever nada a ninguém. Os novatos podem contar com as assistências de direção e o sistema de progressão que torna o aprendizado mais intuitivo. Já os veteranos têm a seu favor diversas opções de customização e uma garagem imensa ao seu dispor.

Everything (PS4)

Seja qualquer coisa em Everything (Foto: Divulgação/Double Fine)

Diferente de todos os games desta lista, Everything talvez seja melhor definido como uma experiência interativa. Nele, o jogador é… Tudo. Literalmente. Qualquer coisa, objeto ou animal pode ser controlado: de bactérias a planetas e galáxias. Este simulador de tudo foi criado pelo artista irlandês David O'Reill, que também produziu Mountain, um jogo sobre uma montanha.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.