O Windows 10, por padrão, cria um ponto de restauração sempre que o usuário instala um programa ou atualiza o sistema. Entretanto, é possível configurar o recurso para criar pontos diários antes da verificação do Windows Defender, que ocorre uma vez por dia. Isso é útil para restaurar o PC caso você seja infectado por algum pendrive contaminado, por exemplo, ou tenha outro tipo de imprevisto.

Confira, no passo a passo a seguir, como verificar se a restauração do sistema está ativada no seu computador e habilitar a criação de pontos diários. Você pode restaurar o Windows seguindo este outro tutorial do TechTudo.

Aprenda a criar pontos de restauração diariamente no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano)

Como verificar se a restauração está habilitada

Paso 1. Na busca do Windows 10, digite "restauração" e abra o resultado "Criar ponto de restauração";

... 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">

Abra as configurações de restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, na janela que se abre, clique em "Configurar" e certifique-se de que a opção "Ativar a proteção do sistema" está habilitada. Caso não esteja, clique sobre ela e pressione "OK".

Ativando a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como criar pontos de restauração diários

Passo 1. Pressione "Windows + R" para abrir o "Executar" e entre com o comando "gpedit.msc" (sem as aspas);

Execute o comando indicado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, abra "Configuração do Computador", "Modelos Administrativos", "Componentes do Windows", "Windows Defender Antivirus" e "Verificação". À direita, dê um duplo clique sobre "Criar um ponto de restauração do sistema";

Abra a pasta marcada e clique sobre o item indicado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Marque a opção "Habilitado" e pressione "OK".

Ativando a criação de pontos de restauração diários (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para manter o seu computador protegido em caso de falhas e vírus.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.