Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Situações em que o notebook não reconhece o fone de ouvido podem ser recorrentes em aparelhos com Windows. Existe o risco de que até mesmo um fone novo conectado ao PC fique mudo – erro que pode surgir em laptops de qualquer fabricante, como Dell, HP ou Acer.

Mas por que o áudio não sai dos auriculares mesmo que não haja falha no acessório? É possível que o software seja a causa do problema. Nesse caso, há como resolver sem precisar da ajuda de um técnico especializado. Veja, no tutorial a seguir, o que fazer quando o fone de ouvido não emite som do computador.

Dicas ajudam a resolver problema de reconhecimento do fone de ouvido (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Dicas ajudam a resolver problema de reconhecimento do fone de ouvido (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Dicas ajudam a resolver problema de reconhecimento do fone de ouvido (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Selecione o dispositivo de áudio padrão

O computador alterna sozinho o áudio entre o alto-falante padrão e o fone de ouvido, mas nem sempre isso ocorre automaticamente. Se os fones não funcionarem sozinhos ao conectar na entrada P2 do PC, a primeira tentativa de solução deve ser marcar o dispositivo como padrão de forma manual.

Passo 1. Digite “Gerenciar dispositivos de áudio” no Menu Iniciar e acesse o menu que aparece na busca.

Acesse o gerenciador de áudio do WIndows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o gerenciador de áudio do WIndows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o gerenciador de áudio do WIndows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba “Reprodução”, marque os fones de ouvido e clique em “Habilitar”. Os fones costumam aparecer com um dispositivo mesclado com o alto-falante do computador.

Se os fones não estiverem funcionando, o botão Se os fones não estiverem funcionando, o botão

Se os fones não estiverem funcionando, o botão "Definir padrão" poderá ser clicado no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Habilite os fones de ouvido

Em alguns casos, o dispositivo do fone de ouvido/alto-falante não chega a aparecer na lista do gerenciamento de áudio. Essas situações ocorrem geralmente quando o computador está ou já foi conectado a outro aparelho de áudio – como uma caixa externa ou uma TV via HDMI – que se sobrepôs ao áudio padrão do sistema. Felizmente, é simples habilitar os fones de volta e marcá-lo como padrão.

Configure o áudio corretamente

Além do gerenciador padrão do sistema, o computador pode ter instalado programas secundários de gerenciamento de áudio. Se eles estiverem mal configurados, podem impedir que fones emitam som normalmente. É comum que o driver de áudio da Realtek, o mais comum em PCs Windows, acompanhe um gerenciador. Por outro lado, notebooks da Dell costumam vir com um app diferente para controlar o som.

Use a palavra-chave “Realtek HD Audio Manager” na busca do Menu Iniciar. Se houver, localize e marque o item “Disable front panel jack detection” para tentar recuperar o funcionamento dos fones de ouvido.

Outra opção é verificar se há um ícone de som na bandeja do Windows para acessar o programa de gerenciamento de áudio. No gerenciador da Dell, por exemplo, encontre o medidor de volume dos fones de ouvido e cheque se ele está mudo. Se estiver, desmarque a caixa de seleção para habilitar o som novamente.

Verifique se os fones estão com áudio liberado no gerenciador do fabricante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Verifique se os fones estão com áudio liberado no gerenciador do fabricante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Verifique se os fones estão com áudio liberado no gerenciador do fabricante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atualize os drivers do dispositivo

Boa parte dos problemas de reprodução de som em fones de ouvido também pode ser resolvida com atualização de drivers.

Passo 1. No Menu Iniciar, digite “Gerenciador de dispositivos” e acesse a ferramenta que aparece na busca.

Acesse o gerenciador de dispositivos do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o gerenciador de dispositivos do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o gerenciador de dispositivos do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Procure na lista por “Controladores de som, vídeo e jogos”, clique no dispositivo de áudio com o botão direito do mouse e selecione “Atualizar driver”.

Atualize o driver de áudio do PC Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atualize o driver de áudio do PC Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atualize o driver de áudio do PC Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na janela pop-up, selecione a opção “Pesquisar automaticamente”.

No Windows, busque por drivers na Internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Windows, busque por drivers na Internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No Windows, busque por drivers na Internet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Baixe drivers com ajuda de um programa

Uma alternativa para a atualização de drivers é usar um assistente automatizado. O Driver Easy, por exemplo, faz uma varredura no computador por drivers desatualizados, busca as versões mais recentes para o seu computador na Internet e oferece o download com um clique. Na versão paga, o programa permite baixar e instalar vários drivers de uma vez.

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado

Qual é melhor marca de fone de ouvido? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.