Os dicionários online são serviços ─ em sua maioria gratuitos ─ que oferecem o significado das palavras e suas definições gramaticais. Essas ferramentas são fontes de pesquisa tanto para estudantes de idiomas como para qualquer pessoa falante da Língua Portuguesa. Os sites contam com vocabulários detalhados, atualizados para a nova ortografia, e filtros de pesquisa fáceis de usar. Veja a seguir os melhores dicionários de português para consultar online.

Dicionário online de porturguês: veja os melhores sites (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Priberam

O Priberam é um dicionário online completo e adaptado para qualquer tipo de dispositivo – desktop, tablets e celulares. O site compreende o vocabulário geral de português, além dos termos mais comuns das principais áreas técnicas e científicas. Seu diferencial está nas opções de pesquisa avançada, que aplicam as normas e diferenças ortográficas entre o português europeu e o português do Brasil.

... 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">

Dicionário Priberam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A busca também pode selecionar palavras que estejam sem ou com as alterações gráficas previstas pelo novo acordo ortográfico. O resultado é mais simplificado do que na maioria dos sites, mas a ferramenta oferece definição, palavras relacionadas, conjugação verbal e auxiliares de tradução para espanhol, francês e inglês. O Priberam é útil para pesquisas rápidas, porém, não traz outras informações pertinentes como sinônimos, antônimos ou rimas.

Michaelis

O clássico dicionário Michaelis também está disponível para consulta em formato digital. O site é um dos mais completos, está atualizado para o novo acordo ortográfico e oferece aproximadamente 167 mil verbetes. Voltado para a pesquisa e educação linguística, este dicionário traz divisão silábica das palavras, classe gramatical, gênero, transitividade verbal, expressões de uso comum, plurais, aumentativos e diminutivos regulares.

Dicionário Michaelis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O dicionáro online Michaelis é uma fonte de pesquisa completa para quem também procura pela etimologia das palavras e exemplos de contextualização para ajudar na compreensão das definições.

Houaiss

O Houaiss também é um dicionário popular com versão para consulta online, porém, seus recursos são pagos. A vantagem é que o site possui uma interface mais caprichada, além de opções para regular o tamanho da fonte e dos detalhes mostrados na página. De resto, o dicionário é tão completo quanto os demais, oferece mais de 230 mil verbetes do português brasileiro e recebe atualizações constantemente.

Dicionário Houaiss (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Além disso, o Houaiss traz lista de sinônimos e antônimos para as palavras, conjugações verbais e exemplos gramaticais.

Caldas Aulete

O dicionário Caldas Aulete é uma excelente fonte de pesquisa. A versão online tem mais de 818 mil verbetes, definições e locuções em constante atualização. Sua página inicial é dedicada à pesquisa e traz sempre uma palavra do dia. O site disponibiliza o dicionário da língua portuguesa – tradicional e atualizado – o dicionário analógico separado por temas e uma gramática básica do português contemporâneo.

Dicionário Caldas Aulete Digital (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O destaque do Aulete está na combinação destas três ferramentas e em sua organização por abas, com menus descomplicados e fáceis de usar.

Dicio

O Dicio é um dicionário de português contemporâneo que procura se adaptar as mudanças constantes da língua portuguesa. O site serve tanto para pesquisas rápidas como para dúvidas e estudos mais complexos. A ferramenta é atualizada com frequência e oferece diversos recursos, como a definição de palavras, classe gramatical, etimologia, divisão silábica e conjugação verbal, além de trazer um dicionário separado para sinônimos e antônimos.

Dicio, Dicionário Online de Português (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O destaque do Dicio fica para a página exclusiva de dúvidas com questões frequentes, como a diferença entre "mal e mau" e "traz ou trás".

Como aprender inglês pelo celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.