Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O aplicativo do Google Docs (Documentos) oferece modelos de currículos prontos no celular, sem a necessidade de instalar extensões. Desta forma, profissionais em busca de emprego têm a possibilidade de montar um CV visualmente apresentável, ainda que não entendam de diagramação. A possibilidade de criar currículo pelo smartphone também traz praticidade para quem não tem um PC à disposição.

Confira, no tutorial a seguir, o procedimento para adicionar suas informações e gerar um currículo profissional. O passo a passo foi realizado num Moto G5 com Android 7.

Passo 1. Abra o app do Google Docs no seu celular. Depois, toque no símbolo de “+” para criar um novo documento.

Abra o Google Docs no celular e inicie um novo documento (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Abra o Google Docs no celular e inicie um novo documento (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Abra o Google Docs no celular e inicie um novo documento (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 2. Nas opções que irão abrir, escolha "Selecionar modelo". Depois, na seção "Resumes", escolha um dos modelos prontos de currículo.

Escolha um modelo de currículo dentre as opções disponíveis (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Escolha um modelo de currículo dentre as opções disponíveis (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Escolha um modelo de currículo dentre as opções disponíveis (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 3. Com o documento aberto, toque no ícone de lápis (canto inferior direito) para iniciar edições. Faça as alterações necessárias, e depois aperte no símbolo de check azul, no canto superior esquerdo, para salvar as modificações.

Edite e salve o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Edite e salve o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Edite e salve o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Como compartilhar o currículo digital

Passo 4. Para compartilhar o currículo, acesse o símbolo do menu (são três esferas alinhadas), no canto superior direito, e depois toque em "Compartilhar e exportar".

Acesse o menu, no canto superior direito (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Acesse o menu, no canto superior direito (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Acesse o menu, no canto superior direito (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 5. Você terá várias opções de compartilhamento, como copiar o link do documento salvo na nuvem, salvar em diversos formatos e adicionar pessoas para visualizar o arquivo.

Google Docs oferece diferentes formas de compartilhar o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Google Docs oferece diferentes formas de compartilhar o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Google Docs oferece diferentes formas de compartilhar o currículo (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 6. A opção "Enviar uma cópia" é a mais simples delas, já que permite enviá-lo diretamente para o encarregado de processo seletivo. Após selecioná-la, escolha o formato de arquivo que você quer que o currículo tenha – os mais populares são PDF e Word (.docx).

Opção Opção

Opção "Enviar uma cópia" é a mais simples (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 7. Escolha se quer enviar o currículo por email ou mensageiros, edite o texto da mensagem e escolha o destinatário. No exemplo usamos o Gmail. O documento será compartilhado com o destinatá

Envie o currículo por e-mail ou mensageiros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)Envie o currículo por e-mail ou mensageiros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Envie o currículo por e-mail ou mensageiros (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

É melhor enviar o curriculum vitae em formato Word ou PDF? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.