O Haven é um aplicativo gratuito para Android que permite transformar o seu celular em uma central de segurança completa para monitorar ambientes. O app usa os sensores do aparelho para detectar movimentações e sons. Tudo é registrado e o usuário é alertado instantaneamente, via mensagem SMS. Posteriormente, os detalhes podem ser visualizados em um log, que também traz imagens e gravações. A ferramenta é ideal para quem possui dispositivos sem uso e quer aproveitá-los.

Confira, no tutorial a seguir, como usar o app Haven para monitorar ambientes com o seu celular. Vale lembrar que o aplicativo ainda está em fase beta e está disponível apenas para usuários do sistema do Google.

Haven é um aplicativo de Edward Snowden que transforma Android em vigilante pessoal (Foto: Reprodução/Haven)

Passo 1. Instale o Haven em seu celular. Ao abrir o app pela primeira vez será necessário configurar o aplicativo. Para isso, deslize a tela para a esquerda algumas vezes ou toque sobre a seta no canto inferior direito da tela.

... 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">

Tela de configuração inicial do Haven (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, toque em "Configure" para regular a sensibilidade do sensor de movimento. Defina o limite desejado na parte inferior e, caso queira, você pode movimentar o celular para testar. Quando terminar, toque em "Save".

Configurando detector de movimentos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O aplicativo, então, pedirá para acessar o microfone do seu computador. Toque em "Permitir" e, em seguida, defina o limite de decibéis que deve ser detectado pelo Haven. Feito isso, toque em "Save".

Configurando detector de som (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque sobre a seta no canto inferior direito ou deslize a tela para esquerda mais uma vez. Entre com um número de telefone e toque em "Save number". É importante que o número seja de outro aparelho. Caso contrário, você não será avisado quando o Haven detectar algo.

Entre com um número de celular para receber alertas de SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O app solicitará mais algumas permissões. Toque sempre em "Permitir" para que o aplicativo consiga acessar todos os recursos do celular e funcionar corretamente.

Aplicativo precisa de várias permissões para funcionar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, toque em "Finish" para concluir o processo de configuração. O app solicitará outras permissões e você deve tocar em "Permitir".

Finalizando configuração do Haven (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Para usar o aplicativo, basta definir um timer de contagem regressiva, posicionar o celular em um local estratégico e tocar em "Start now". Após esse tempo, o Haven começará a monitorar o ambiente e registrará cada movimentação. Posteriormente, você poderá ver os registros tocando em "View logs". Toque sobre um registro para ver mais detalhes, como fotos e gravações.

Usando o Haven para monitorar um ambiente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para transformar o seu celular Android em uma central de monitoramento completa com o app Haven.

Qual é o melhor aplicativo para câmera de segurança? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.