Quando não sai som no alto-falante nem no fone do notebook, há vários motivos possíveis para o problema. Os mais comuns, felizmente, são resolvidos com simples mudanças nas configurações. Outros exigem procedimentos mais complexos, como instalação de driver ou mesmo encaminhamento à assistência técnica da fabricante.

A seguir, o TechTudo reúne as principais causas para o laptop sem áudio e as formas de como resolver. Confira as dicas e volte a usufruir de vídeos, séries, filmes, músicas e jogos no seu notebook.

Esbarrar na tecla de som

Um dos motivos mais corriqueiros para não sair áudio do laptop é o usuário esbarrar na tecla de som, geralmente posicionada nas teclas de função. A opção pode ser identificada com um desenho de alto-falante simples ou riscado, o que indica sua propriedade de ativar ou desativar a saída de áudio.

Se de uma hora para outra não sai som do notebook, o primeiro passo é verificar o ícone de alto-falante no sistema. Ele pode estar estar com um "X" mesmo que você não tenha desligado o som propositalmente. Se for esse o caso, basta clicar no ícone de alto-falante e religar o áudio.

Teclado de notebooks têm tecla que desativa som (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Também é possível reativar o som pressionando novamente a tecla em questão, caso ela traga o símbolo do alto-falante riscado. Se for apenas um alto-falante sem o risco, normalmente é necessário apertar a tecla Fn junto.

Driver de áudio

Se o problema tiver começado após uma formatação, é bem provável que você não

... tenha instalado o driver de som. O passo a passo para instalar o driver é ensinado neste tutorial, que utiliza os programas Device Doctor e AIDA64 Extreme Edition para identificar os drivers que estão faltando e direcionar para os links corretos.

Também é possível fazer a instalação manualmente, conforme ensinado neste outro tutorial. Ele é especialmente desenvolvido para Windows 7, mas também funciona no Windows 8.

Se você usa o Windows 10, digite "Painel de Controle" no campo de pesquisa da barra de ferramentas. Depois entre em Sistema e Segurança, clique em "Sistema" e então acesse o link "Gerenciador de Dispositivos".

Caminho para Gerenciador de Dispositivos no Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Expanda a opção de áudio. Se houver mesmo problema no driver, a opção de alto-falante estará com um triângulo amarelo, que indica erro. Clique com o botão direito e selecione Atualizar driver/Reinstalar driver, conforme aparecer para você. O próximo passo é clicar no link "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado".

Atualização de driver de som do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Após alguns minutos, o Windows exibirá o melhor driver para seu dispositivo de áudio. Clique nele para que o sistema realize a instalação. Ao final, reinicie o notebook.

Ajustes no balanço

Notebooks mais antigos podem ter um único alto-falante, que normalmente reproduz o que tocaria no canal esquerdo em um sistema estéreo. Essa configuração permite que, ao conectar uma caixa de som externa, o som saia pelos dois alto-falantes, e não apenas em um.

Entenda a causa do problema de som no seu notebook e saiba como resolver (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Um efeito indesejado desse ajuste é que as mudanças no balanço podem anular o som. Isso ocorre quando o usuário reduz muito o nível do áudio do canal esquerdo, geralmente para corrigir alguma distorção no fone de ouvido ou caixa. Se o seu notebook não sai som no alto-falante, mas toca quando você pluga um dispositivo externo, provavelmente é esse o problema.

A solução é bem simples. O primeiro passo é ir no Painel de Controle, clicar em "Hardware e Sons" e depois entrar no link "Sons". Na aba "Reprodução", selecione o alto-falante e clique no botão "Propriedades".

Janela de configurações de som (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Depois clique na aba "Níveis" e pressione o botão "Balanço". Arraste o cursor do "E" (esquerdo) até um nível de volume que seja audível – se seu sistema estiver em inglês, o cursor será indicado com um "L", de left. Pressione "Ok" em todas as janelas da configuração de som para aplicar as mudanças desejadas.

Ajuste no balanço dos alto-falantes integrados do notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Configurações gerais

O Windows possui uma ferramenta nativa para identificar problemas na reprodução de áudio. O recurso avalia não apenas a presença do driver correto, como também todas as configurações referentes à saída de som. Dessa forma, você não precisa testar os ajustes um a um para descobrir o que fazer com seu notebook.

Abra o Painel de Controle e, no campo de pesquisa, digite "Solução de problemas". Na seção "Hardware e Sons", clique no link "Solucionar problemas de reprodução de áudio". Depois pressione o botão "Avançar" e aguarde o sistema localizar a falha.

Acesso ao solucionador de problemas de áudio do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No fim do processo, será exibida uma lista com as configurações que possivelmente estão atrapalhando o bom funcionamento dos alto-falantes. Haverá um link de atalho para cada uma delas: basta clicar nele, seguir a orientação fornecida pelo sistema e testar o som.

Problemas físicos

Embora seja menos frequente, sempre há a possibilidade de o problema ser físico. Às vezes as peças na placa mãe do laptop queimaram, às vezes os próprios alto-falantes.

Alto-falantes e componentes internos podem apresentar falhas físicas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Também pode ocorrer de a entrada de fone de ouvido estar com defeito, fazendo com que o sistema entenda que há sempre um aparelho de som externo conectado. Quando isso acontece, o computador bloqueia a saída de som pelo alto-falante embutido.

Se você tentou todas as sugestões acima e ainda assim o erro persiste, o jeito é procurar uma assistência técnica. As principais marcas contam com loja autorizada no país – Dell, Positivo, Samsung, Lenovo, HP, Acer e Apple são apenas algumas da lista.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.