A Microsoft lançou uma atualização que protege os computadores da empresa contra a falha de segurança grave em processadores revelada nesta quarta-feira (3) — vulnerabilidades conhecidas como Meltdown e Spectre. O update de número KB4056892 está disponível para os usuários de Windows 10 e também deve ser lançado para o Windows 7 e 8 na próxima terça-feira (9).

A correção faz modificações no kernel, o núcleo do sistema operacional, e pode trazer incompatibilidade com alguns antivírus, que precisarão ser atualizados para funcionar corretamente. Além disso, conforme divulgado na última quarta-feira pelo site The Register, a solução para o problema pode comprometer o desempenho do processador em até 30%.

Microsoft lança atualização que corrige falha de segurança em processadores; saiba como instalar (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Confira, no passo a passo a seguir, como baixar e instalar a atualização no Windows 10 para proteger o seu computador de ataques relacionados à falha. Aprenda, também, a verificar se a correção está instalada e fazer a atualização manualmente.

Como atualizar

Passo 1. Clique sobre a barra de buscas do Windows 10 e pesquise por "Windows Update". Em seguida, abra o primeiro resultado – "Verificar se há atualizações";

... media__image-centered">

Abra o Windows Update no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Windows Update, clique em "Verificar se há atualizações" e aguarde até que o sistema procure e instale as últimas atualizações.

Verifique a existência de novas atualizações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como saber se a atualização está instalada

Passo 1. Caso nada tenha sido encontrado, talvez a atualização já tenha sido instalada automaticamente. Para verificar, abra as configurações do Windows 10 e clique em "Atualização e Segurança";

Abra o Windows Update no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, clique em "Exibir histórico de atualizações instaladas";

Acesse o histórico de atualizações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, verifique se a atualização de número KB4056892 está instalada no seu PC.

Verifique se a atualização indicada está instalada no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como instalar manualmente

Passo 1. Se a atualização não estiver instalada, você pode baixá-la manualmente em www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4056892. Lembre-se que, no momento, a correção está disponível apenas para o Windows 10;

Baixando atualização manualmente no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Baixe e execute o arquivo MSI correspondente ao sistema instalado no seu PC e clique em "Sim". Você pode descobrir se o seu computador é de 32 (x86) ou de 64 bits (x64) neste outro tutorial do TechTudo;

Execute a atualização baixada no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Aguarde até que a atualização seja instalada e, por fim, clique em "Reiniciar Agora".

Reinicie o computador para aplicar a atualização do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Seguindo estas dicas você poderá deixar o seu computador protegido contra a falha que atinge todos os processadores de PCs e outros dispositivos.

Windows 10 não quer iniciar: o que fazer? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.