Todos os celulares da linha Moto G5 - o Moto G5 original, Moto G5 Plus, Moto G5S e Moto G5S Plus - têm modo profissional na câmera traseira. Ele permite fazer ajustes manuais no foco, ISO, balanço de branco, velocidade de disparo e exposição. Assim, o usuário pode controlar essas variáveis para produzir fotos mais interessantes e bonitas.

O tutorial a seguir mostra como utilizar todas as ferramentas do modo profissional dos celulares desta linha da Motorola/Lenovo. Confira as dicas e obtenha imagens dignas de uma câmera DSLR.

Saiba como usar o modo profissional da câmera nos celulares da linha Moto G5 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 1. Ao abrir o app de câmera dos celulares Moto G5, toque no ícone de três pontinhos no canto direito da tela. Selecione o "Modo profissional".

... 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">

Seleção do Modo profissional no app de câmera da linha Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Primeiro arraste o círculo com um retângulo ao centro até a área de destaque da sua foto. Mova o botão de sol para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o brilho. Depois desse ajuste inicial, toque no botão de retângulo com um ponto no meio, a primeira ferramenta do modo profissional, para alterar o foco.

Indicação de ferramenta de ajuste de foco na câmera do Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Será exibido um arco na tela com um botão circular, representado com o símbolo de foco. Quanto mais à esquerda o botão estiver, mais desfocada será a imagem; movendo-o para a direita, o foco irá aumentar. Quando chegar ao foco desejado, toque no "X" para voltar à tela principal do modo profissional.

Ajuste manual do foco da imagem em celular da linha Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. A ferramenta "WB" significa balanço de branco, que permite alterar a temperatura da cor das fotos. Dependendo de onde o botão "WB" ficará posicionado, a imagem ficará mais "fria", com tons puxando para o azul, ou mais "quente", com tons avermelhados. Coloque o balanço de branco na posição preferida e depois toque no "X".

Ajuste manual do balanço de branco da foto em celular da linha Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Clicando no botão de relógio, o terceiro do modo manual, você abrirá a ferramenta de velocidade de disparo. Ela altera o tempo em que o obturador ficará aberto. Quanto mais à esquerda o botão estiver, mais rápido será o disparo - consequentemente, menos luz chegará até o sensor da câmera e a foto ficará mais escura. Conforme você movimentar para a direita, o disparo será mais lento, aumentando a luz captada.

Ajuste manual da velocidade de disparo em fotografia tirada com Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. O botão ISO permite ajustar a sensibilidade do sensor à luz do ambiente. Assim, quanto maior for o valor, mais o sensor receberá luz - e a foto ficará mais clara. Juntamente com a velocidade de disparo, esta ferramenta pode ser usada para tirar fotos em ambientes com pouca luz sem precisar utilizar o flash da câmera.

Diferença da foto com ISO em 100 e com ISO em 3200 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Para este tutorial, realizado em um ambiente interno com iluminação razoável, deixamos o ISO 400. Em seguida, temos a última ferramenta do modo profissional, a exposição, que altera a quantidade de luz recebida pelo sensor. Quanto mais à direita o botão estiver, mais luz será recebida e a foto ficará mais "estourada". Com o ajuste à esquerda, a imagem ficará mais escura. Deixe o cursor onde preferir (neste exemplo, a exposição está em "1") e toque no "X" para sair.

Ajuste manual de exposição no modo profissional da câmera do Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Você também pode realizar todos os ajustes em uma só tela, em vez de clicar nas ferramentas uma a uma. Para isso, toque na seta abaixo dos botões do modo profissional. Depois é só arrastar os botões para a esquerda e direita, conforme as dicas dadas acima.

Uso de todas as ferramentas do modo profissional do Moto G5 em única tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Por fim, toque no obrurador da câmera do Moto G5 para tirar a foto com ajustes feitos no modo profissional.

Foto com ajustes feitos no modo profissional em celular da linha Moto G5 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.