Assim como acontece com vários tipos de produtos criativos e de arte, jogos muitas vezes precisam se submeter a cortes para serem lançados em diferentes territórios. Sejam alterações pequenas ou de trechos inteiros, os games acabam sofrendo uma espécie de censura para terem seus lançamentos liberados por governos internacionais. O TechTudo reuniu alguns dos títulos que tiveram que ser modificados para chegarem às lojas.
Dez jogos de sucesso que são 'proibidos' para menores de 18 anos
Wolfenstein 2: The New Colossus Wolfenstein 2: The New Colossus, o mais recente game da franquia de sucesso a Bethesda, coloca o jogador novamente no controle de BJ Blazkowicz, um soldado americano que se vê em um mundo em que nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial. Em dado momento da campanha, os nazistas estão produzindo um filme sobre a caçada contra Blazkovicz, com a participação de Adolf Hitler. Esse trecho, assim como referências ao Terceiro Reich, precisaram ser totalmente alteradas para o lançamento alemão. Isso porque na Alemanha é ilegal utilizar símbolos nazistas. Como esse é um tema que aparece em abundância em Wolfenstein 2, graças à sua trama, modificações foram necessárias para que o título pudesse ser lançado em território alemão.
Fallout 3 Fallout 3 é outro game lançado pela Bethesda precisou mudar seu conteúdo para o lançamento em outro país, neste caso o Japão. O título de RPG teve a missão secundária “The Power of the Atom” modificada para se adequar às sensibilidades locais.
Fallout 3 (Foto: Divulgação/Bethesda) Isso porque ela trata sobre acontecimentos em uma área afetada pela explosão de uma bomba atômica, tópico sensível ao povo japonês. Elementos como o nome de uma das bombas, a Fat Man, foram alterados, já que ela fazia alusão à bomba que explodiu na cidade de Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial.
South Park: The Stick of Truth O polêmico jogo de RPG baseado na animação teve seu lançamento barrado em territórios europeus por causa de seu conteúdo. No total, foram retirados trechos em que personagens eram abduzidos por alienígenas e tinham sondas anais instaladas, assim como um minigame que envolvia um aborto.
Tela exibida durante os momentos censurados na versão europeia de South Park: The Stick of Truth (Foto: Reprodução/YouTube) Esse conteúdo foi indicado por órgãos de censura europeus, mas a escolha de retirá-los totalmente das versões europeias partiu da própria Ubisoft, responsável pelo seu lançamento.
Fi...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.