O Android 7 (Nougat) permite que o usuário controle todas as permissões de acesso concedidas a cada app. Nativo do sistema, o recurso garante maior privacidade ao impedir que aplicativos obtenham informações da câmera, microfone, fotos, GPS e contatos, entre outros dados pessoais.

O assunto volta à tona graças ao levantamento feito pelo The New York Times, segundo o qual mais de 250 jogos da Play Store acessam o microfone do celular para escutar as atividades do usuário. Grande parte das pessoas não sabe sobre a tecnologia presente nos apps, o que as faz usá-los sem o devido cuidado. Para evitar que aplicativos invadam sua privacidade e acessem informações confidenciais, siga as dicas do tutorial abaixo.

Como impedir apps de acessarem câmera, microfone, fotos e GPS no Android 7 (Foto: João Balbi/TechTudo)

Passo 1. Abra a bandeja de aplicativos no Android 7 e clique em "Configurar". Vá até a seção "Dispositivo" e entre em "Aplicativos".

... 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">

Acesso ao menu de aplicativos do Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Dê um toque no botão de engrenagem, na barra do menu "Aplicativos". Em seguida, entre na opção "Permissões do app".

Caminho para ferramenta de controle de permissões dos apps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Você verá uma lista de recursos do celular acessíveis pelos aplicativos. Para controlar os apps que acessam seu microfone, toque no menu correspondente. Os apps que têm acesso ao microfone estarão com a chave verde, enquanto os que não têm serão identificados com a chave cinza.

Status da permissão de acesso ao microfone em todos os apps instalados no Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Percorra a lista e mude a chave para a posição desativada (cinza) em todos os apps que você quiser impedir acesso ao microfone. Ao concluir, clique na seta no topo da tela para voltar ao menu anterior. Agora entre em "Câmera" para controlar o acesso dos apps a esse recurso.

Desativação do acesso ao microfone para alguns apps do Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Ao entrar no menu "Câmera", realize o mesmo procedimento feito em "Microfone". Dê um toque nas chaves em verde ao lado dos apps que você quiser tirar o acesso à câmera. Com os itens desejados desativados, toque na seta ao topo para voltar.

Desativação do acesso à câmera para aplicativos do Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Para controlar o acesso dos apps às suas fotos e vídeos, clique em "Armazenamento". Desative todos os serviços que você não quiser que tenham acesso aos seus arquivos. Depois volte ao menu principal de Permissões do app.

Restrição de acesso dos aplicativos às fotos e vídeos do armazenamento do celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Entre em "Localização" para desativar o acesso dos aplicativos ao GPS. Mude a chave para a posição cinza dos apps que quiser impedir o acesso à localização.

Desativação do acesso ao GPS por apps instalados no Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Por fim, entre em "Contatos" para decidir quais apps podem acessar sua agenda telefônica. Como nos passos anteriores, deixe a chave em verde dos apps que poderão acessar seus contatos e em cinza dos que não terão acesso ao recurso do sistema.

Definição de acesso dos apps aos contatos do telefone no Android 7 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quer saber o passo a passo para garantir a sua privacidade no Android? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.