Emojis com duplo sentido são mais comuns do que se imagina. A definição pensada pelos desenvolvedores das carinhas nem sempre é bem compreendida pelos usuários. Há ainda os casos em que os desenhos são entendidos, mas ganham interpretações que fazem mais sucesso do que o significado original — como é o caso da berinjela ou do pêssego, que adquiriram conotação sexual.

Para que você não caia em armadilhas e, até mesmo, saiba proteger as crianças de mensagens maliciosas, o TechTudo preparou uma lista com emojis ambíguos.

Emojis podem ser interpretados de maneiras diferentes (Foto: Ana Marques/TechTudo)

1. Florzinha da Gratidão

Por dois anos seguidos, próximo ao Dia das Mães, o Facebook disponibilizou o símbolo de uma flor, juntamente com as reações da rede social: curtir, amar, gargalhar, surpresa, tristeza e raiva. Quando o usuário clicava sobre a opção, diversas flores subiam pelo post correspondente simbolizando gratidão. Desde então, a florzinha roxa virou sinônimo de gratidão.

... 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">

Florzinha roxa no Facebook indica gratidão (Foto: Divulgação/ Facebook)

2. Lua

A lua é bastante incompreendida pelos usuários das redes sociais e apps de mensagens. Isso porque sua representação foge um pouco da realidade e dá margem para diversas interpretações. Há uma corrente que circula pelo WhatsApp que associa cada uma das imagens de lua a um tipo de proposta sexual. Embora não seja este o significado oficial das luas, muitas pessoas usam com esta conotação.

O emoji de lua é pouco compreendido pelos usuários (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

3. Lenny Face ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Conhecida por diferentes nomes, e também pela expressão "aquela carinha", a mistura de caracteres especiais ficou famosa, principalmente em fóruns e em redes sociais, por ser associada a comentários maliciosos ou de deboche. No entanto, supostamente, quando ela foi criada, tinha um significado muito mais inocente. Acredita-se que a Lenny Face (ou Le Lenny Face ou ainda Le Face Face) surgiu em 2012 em um fórum finlandês. Em meio a uma enorme discussão sobre as configurações de spam da página, um usuário anônimo postou a carinha pela primeira vez, como forma de expressar seu sentimento quanto à quantidade enorme de mensagens. Em poucas horas, o emoticon já havia dominado o mundo.

4. Berinjela e banana

Um simples legume e uma fruta inocente, muitas vezes, são usados para representar o órgão sexual masculino. Haja criatividade.

Os emojis de banana e berinjela ganharam um teor nada inocente (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

5. Pêssego

O pêssego virou sinônimo de “bumbum” depois que a socialite Kim Kardashian postou uma foto em seu perfil no Snapchat, usando um vestido com a mesma cor e acompanhado do emoji da fruta. Nunca mais o desenho foi visto na mesma forma.

O novo significado dado ao emoji de pêssego pela socialite Kim Kardashian viralizou (Foto: Reprodução/ Snapchat e Emojipedia)

6. ‘Posso ajudá-lo?’

Se você já usou essa bonequinha para simbolizar uma mexida no cabelo de sarcasmo ou expressar que estava cheia de si, o fez de forma errada. Essa personagem foi pensada para representar uma atendente de balcão disposta a ajudar.

Nada de sarcasmo. Esse emoji representa uma menina cheia de boa vontade (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

7. Oração ou High-five?

Essas duas mãozinhas já geraram bastante especulação. Muita gente as usa para simbolizar um momento de oração, enquanto outras acreditam que seja a representação de um high-five (duas pessoas batendo as mãos em comemoração). Na realidade, o gesto remete à forma como os japoneses agem para dizer “por favor” ou “obrigado”.

Esse emoji não representa oração nem high five (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

8. Vendo estrelas

Seria uma estrela cadente ou uma chuva de cometas? De acordo com os desenvolvedores, essa imagem pode ser enviada para mostrar que o usuário está desnorteado, no mesmo estilo usado pelos ilustradores de desenhos animados e histórias em quadrinhos.

Este emoji poderia representar uma estrela cadente, mas não é isso que significa (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

9. Ela não está dançando

Quem usou essas duas imagens para representar um movimento de dança, errou. O primeiro desenho significa “ok” (seria um círculo feito com todo o corpo). O segundo, simplesmente, é “não”, gesto extraído de um programa de televisão chamado “Deal or not Deal” quando o participante recusava a fechar um negócio.

Estes emojis não representam um movimento de dança, mas ok e não, respectivamente (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

10. Bufando

Claramente, este bonequinho está bufando de raiva, não é mesmo? Não. De acordo com os desenvolvedores, essa figura representa o triunfo por alguma conquista. Dá para acreditar?

O emoji acima não representa raiva, mas triunfo (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Qual é o significado dos corações do WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.