Como ganhar inscritos no YouTube? Essa pergunta passa pela cabeça de quem está começando agora um canal no site e ainda está meio perdido sobre como as regras funcionam. Em geral, os youtubers mais famosos, para atingir o sucesso, usam truques que deixam seus canais mais relevantes de acordo com os algoritmos do Google, assim, os vídeos têm mais chance de ser encontrados na rede social.

Reunimos, abaixo, cinco dicas que ajudam a dar os primeiros passos na empreitada de bombar um canal no YouTube. Lembre-se, porém, que esse processo demanda tempo, trabalho e dedicação e as dicas listadas são apenas o começo. Também é importante ter em mente que nenhuma personalização compensa um conteúdo ruim.

Confira cinco dicas para mandar bem no YouTube (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Personalize seu canal

Dizem por aí que a primeira impressão é a que fica. Por isso, quem quer fazer sucesso no YouTube precisa fazer uma boa apresentação. Se, ao acessar um canal, o usuário perceber que aquela conta não tem uma identidade visual definida, pode ser que ele feche a página sem dar uma chance ao conteúdo, já que não encontrou elementos que o ajudem a entender a "personalidade" daquele youtuber.

Adicionar fotos de perfil e de capa, além de escrever uma breve descrição que mostre à audiência a que veio é uma boa forma de melhorar sua imagem. Existem, inclusive, softwares online como o Canva, que ajudam a fazer uma arte para diversas redes sociais sem complicação. No TechTudo você confere o passo a passo sobre como adicionar essas imagens ao seu canal.

... -photo">

Personalize seu canal no YouTube (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Crie miniaturas interessantes para seus vídeos

Ainda no quesito "aparência", outra dica que ajuda a chamar a atenção do público é a miniatura dos vídeos. Caso você não adicione uma miniatura personalizada logo após o upload do arquivo, o YouTube irá selecionar um frame aleatório para ser a "capa" daquela publicação, deixando o vídeo menos atraente.

Por isso, crie uma imagem interessante, que seja chamativa, passe sua personalidade e chame a atenção para o conteúdo que é mostrado no vídep. O Canva também pode ajudar nessa tarefa e o TechTudo já trouxe dicas de como usar a ferramenta para criar miniaturas tanto pelo computador como pelo smartphone.

Adicionar miniaturas personalizadas ajudam a chamar a atenção dos viewers (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Capriche nas palavras-chave

As palavras-chaves (ou tags) são importantes para dar relevância aos vídeos que você posta. Isso porque, através delas, você pode fazer com que o seu canal apareça nos resultados de pesquisa quando determinados termos são buscados no YouTube ou até mesmo ajudá-los a aparecer nos vídeos relacionados de conteúdos que tenham temática parecida com a sua.

Ao subir um vídeo, a caixa "Marcações" ficará disponível. Nela, você pode escolher palavras ou expressões que ajudam a classificar sua postagem. É importante, porém, evitar palavras totalmente soltas ou que não tenham nada a ver com a temática do seu vídeo porque o algoritmo do YouTube não irá reconhecê-lo como um resultado relevante.

Adicionar palavras-chave ao seu vídeo ajudam a alavancar o canal (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Outra dica é usar ferramentas como o Google Trends ou o Google Adwords, que ajudam a descobrir que palavras ou expressões as pessoas usam para buscar determinado assunto e organizar as palavras-chave mais efetivas para o seu site ou canal. Você também pode descobrir quais tags os seus canais favoritos usam e se inspirar nelas. Mas lembre-se: não adianta usar o nome de um canal famoso para tentar chamar atenção: a inteligência artificial do Google é bastante eficiente ao detectar essas práticas "espertinhas".

Otimize a descrição do vídeo

A descrição de um vídeo também é bastante importante para que seu conteúdo apareça nas pesquisas. O conceito de "palavras-chave" mostrado no tópico anterior também deve ser utilizado na descrição, mas em forma de texto fluido e não simplesmente expressões soltas. Dê um jeito de incluir as palavras mais relevantes para seu vídeo logo nas primeiras frases do texto e não hesite em usar as ferramentas Trends e Adwords (dentre outras) para descobrir quais são elas.

As descrições também são uma ótima oportunidade para inserir links para outros vídeos do canal, redes sociais ou lojas online. Você também pode usar esse espaço para pedir aos seus seguidores que se inscrevam no seu canal, além de adicionar hashtags (#) para que as pessoas que cliquem nelas possam encontrar seus vídeos.

A descrição do vídeo é importante para posicioná-lo nas pesquisas (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Adicione um botão de "Inscreva-se" aos vídeos

Você já deve ter reparado que a maioria dos canais famosos têm, em seus vídeos, uma marca d'água que fica no canto inferior direito do player e que, ao ser selecionada, revela um botão de "Inscreva-se". Esse detalhe pode fazer a diferença, já que, durante o vídeo, no auge da empolgação com o conteúdo, o espectador terá aquele botãozinho à sua disposição e, com um clique, poderá se tornar um inscrito no canal. Além disso, a logo ajuda a compôr a identidade visual que você quer construir.

A boa notícia é que esse procedimento não precisa ser feito todas as vezes que você subir um vídeo novo; basta configurá-la uma vez no canal e ela aparecerá em todos os seus uploads. Recomenda-se que a imagem utilizada seja de fundo transparente. Veja neste tutorial como adicionar a marca d'água a um vídeo do YouTube.

Canais famosos usam marcas d'água em seus vídeos (Foto: Reprodução/YouTube (joutjoutprazer))

Via YouTube Creators



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.