Usuários de computadores e notebooks da Dell podem atualizar BIOS a partir de instaladores liberados pela fabricante em páginas de suporte técnico. O mecanismo é responsável pela execução de tarefas importantes do PC, como a inicialização do sistema operacional e a verificação das horas no relógio interno.

Além disso, o procedimento garante o acesso a correções de bugs e soluções de problemas de segurança, como as recentes falhas associadas aos processadores da Intel com o recurso Management Engine. No tutorial a seguir, confira o passo a passo de como atualizar sua BIOS num computador da Dell.

Acesse a página de suporte individual de produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Você precisa baixar o mecanismo de atualização para o seu computador diretamente da Dell. No site oficial da marca no Brasil, clique no menu “Suporte” e, em seguida, em “Suporte por produto”.

... 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">

Service-tag (ou etiqueta de serviço) permite que você encontre drivers e downloads direcionados ao seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Agora, use a service-tag do seu computador para encontrar os downloads referentes ao seu computador.

Em "Drivers e downloads", você encontra a BIOS e todos os downloads referentes ao seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. O próximo passo é escolher a opção “Drivers e Downloads”.

Use o filtro "Última atualização" para visualizar o conteúdo mais recente de cada categoria (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Deslize a tela até a lista de downloads. Use o filtro “Última atualização” para ordenar pelos mais recentes primeiro.

BIOS atualizada em 2 de janeiro contém correções para bugs de segurança da Intel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Note que o computador usado para o tutorial teve uma nova versão de BIOS liberada no dia 2. Para baixar, basta clicar no ícone destacado.

Instalando a nova BIOS

Tentar executar o instalador da BIOS na bateria resultará na mensagem de erro acima (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Com o atualizador baixado, é hora de executar o aplicativo que realiza a atualização. O procedimento de instalação da BIOS não demora e não é complexo, mas contém riscos: certifique-se de que a bateria está bem carregada e de que o computador está ligado à tomada.

Instalador exibe informações importantes: salve tudo, feche seus aplicativos e não interrompa a atualização em hipótese alguma (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. O atualizador exibe uma mensagem para lembrar que o computador será reiniciado durante o processo de atualização. É recomendado que você feche aplicativos e salve documentos antes de prosseguir. Com tudo pronto, clique em “OK”. O aviso também reforça que o processo não pode ser interrompido de forma alguma. Caso contrário, seu PC será inutilizado de forma permanente.

Janela compara a BIOS instalada com a nova para impedir que você corra riscos desnecessários. No caso do computador usado nesse tutorial, note que a BIOS já tinha sido atualizada (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Em seguida, uma caixa de diálogo apresenta um resumo da nova versão da BIOS e da versão que está instalada no seu computador. Isso permite que você compare as versões para evitar o engano de instalar uma edição mais antiga.

A atualização ocorre antes da inicialização do sistema operacional (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 4. Depois de confirmar, basta aguardar. O processo de instalação ocorrerá durante a reinicialização.

Depois que a instalação for concluída, seu computador irá inicializar o Windows normalmente (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Em geral, a atualização é rápida e não deve levar mais do que poucos segundos. Em todo caso, seja paciente: espere o computador terminar o processo e não interrompa a atualização em hipótese alguma.

Os notebooks da Dell são bons? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.