Um bug, apelidado de chaiOS, causa o travamento de iPhones e computadores da Apple por meio de um link malicioso. O erro foi descoberto na última terça-feira (16) pelo usuário do Twitter Abraham Masri. Testes feitos pelo site 9to5mac mostraram que a URL causa efeitos diversos no iOS e no macOS, dentre eles a paralização do app Mensagens.

Para reproduzir o bug é preciso clicar em um link específico do repositório de códigos GitHub. Ao receber a URL pelo mensageiro da Apple, o aplicativo pode travar. O mesmo também pode acontecer no Safari.

App de Mensagens pode travar ao receber URL (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Ao receber o link, o Mensagens pode congelar de forma instantânea. O problema é que mesmo após reiniciar o mensageiro o erro pode persistir, causando uma espécie de congelamento em loop. O aplicativo só voltaria ao normal ao ser excluído e instalado novamente. O mesmo pode ocorrer no dispositivo de quem envia a mensagem.

O Safari também teria dificuldades com a URL. Nos testes conduzidos pelo 9to5Mac, o navegador teve resistência ao abrir o link do GitHub, chegando a apresentar o cursor colorido - que sinaliza que o app está travado. Masri diz ainda que o usuário pode sentir a bateria drenando mais rápido.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso. A princípio, acredita-se que o bug está relacionado à prévia de links do Mensagens. A URL contém algum tip

... o de código que o aplicativo não consegue mostrar adequadamente.

Enquanto a empresa não corrige o problema, a melhor alternativa é evitar que o Mensagens exiba a prévia de links do GitHub. Para isso, vá em "Ajustes" e toque em "Geral". Em seguida, ative as "Restrições" – será preciso digitar a senha. Vá até "Sites" e marque a opção "Limitar Conteúdo Adulto". Em "Nunca Permitir" adicione: github.io. Excluir a conversa também pode evitar que o aplicativo trave.

Com informações: 9to5Mac e SlashGear

Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.