Televisões ou media centers que rodam Android TV precisam ficar online o tempo todo para oferecer a melhor experiência, e isso significa, quase sempre, ter uma rede Wi-Fi conectada. A menos que você tenha um aparelho com entrada para Internet a cabo, é preciso usar a antena wireless do dispositivo para obter sinal. A vantagem é que o sistema do Google para a tela grande é muito similar à versão para celulares, com conectividade igualmente versátil.

Veja no tutorial como conectar, desconectar e esquecer uma rede Wi-Fi no Android TV, além de aprender como acessar configurações avançadas para uso de proxy, conectar via WPS, descobrir IP e endereço MAC, entre outras opções.

Android TV está disponível em aparelhos da Sony e da Philips (Foto: Divulgação/Google)

Como conectar

Passo 1. Primeiro, acesse as configurações de rede na tela inicial do Android TV. Logo de cara, o sistema mostra se há ou não uma rede configurada – se não houver, o ícone de Wi-Fi exibe o rótulo “Configurações de rede”.

... 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">

Acesse as configurações do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O Android TV mostra uma lista com as redes ativas. Escolha uma delas para conectar.

Escolha uma das redes Wi-Fi mostradas na tela do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Insira a senha e avance para obter sinal de Internet. Uma alternativa ao controle remoto é usar o app do Android TV, que permite digitar de forma mais cômoda no teclado do celular.

Digite a senha do Wi-Fi no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como conectar via WPS

O mecanismo WPS não oferece muita segurança para o usuário, mas ainda é alternativa para conexão direta entre um dispositivo e um roteador.

Passo 1. Se o seu roteador doméstico oferece o recurso, acesse a opção nas configurações gerais de Wi-Fi do Android TV.

Selecione a opção WPS para conectar ao Wi-Fi sem senha no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Insira o PIN mostrado na tela no roteador e aguarde a conexão automática. Nessas situações, é possível conectar ao Wi-Fi sem senha.

Digite o PIN do Android TV no seu roteador para se conectar à Internet sem senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como conectar a uma rede oculta

Já na opção “Adicionar nova rede”, é possível inserir o nome (SSID) de uma rede Wi-Fi que não aparece na lista de conexões disponíveis na tela inicial. Isso ocorre quando o administrador da rede impede que o nome seja exibido publicamente para evitar intrusos.

Opção permite adicionar rede oculta no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como desconectar e remover uma rede

Acesse a rede conectada nas configurações e selecione “Esquecer rede” para, de uma só vez, desconectar do Wi-Fi e evitar conectar-se automaticamente depois. A função é útil se você tiver digitado a senha errada ou estiver usando uma conexão fraca e desejar alternar para outra mais próxima ou com sinal mais intenso.

Esqueça uma rede para desconectar e não voltar a conectar automaticamente no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como desativar o Wi-Fi

Na primeira tela das configurações de Wi-Fi, o Android TV mostra o estado da conexão abaixo de “Wi-Fi”. Acesse essa opção para encontrar o item “Desativar”. Ao avançar, o sistema desliga a antena wireless do aparelho e impede que ele fique online.

Clique no Wi-Fi para desligar a antena wireless do aparelho com Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como descobrir IP, endereço MAC e potência do sinal

Passo 1. Selecione a rede Wi-Fi já conectada e clique na opção “Informações de status”.

Acesse mais informações de uma rede Wi-Fi conectada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O Android TV irá exibir de uma só vez o número do IP da sua TV ou media center na rede, o endereço MAC do aparelho e uma avaliação da qualidade do sinal. Esse último dado é importante para saber se uma lentidão no carregamento de vídeos é provocada por Wi-Fi fraco.

Veja IP, MAC Address e potência do sinal no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como configurar proxy e IP estático

Passo 1. Acesse as configurações avançadas da rede já conectada (ou seja, com a senha já inserida, mesmo se ainda não houver Internet) e escolha “Opções avançadas”.

Acesse as opções avançadas de uma rede Wi-Fi já conectada no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse as configurações de proxy para inserir um nome e um endereço de domínio para usar o Android TV em uma rede corporativa.

Configure uma conexão usando dados de servidor proxy no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na opção “Configurações de IP”, na mesma seção, é possível configurar um IP estático para o Android TV. Novamente, é uma configuração útil para usar o dispositivo em uma rede de instituição com servidor de Internet.

Atribua um IP estático ao aparelho com Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é a melhor Android TV do mercado? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.