A novela das baterias em iPhones antigos continua a render dor de cabeça para a Apple. A maior empresa de tecnologia do planeta estuda devolver o dinheiro de clientes que fizeram a troca do componente e pagaram, na ocasião, o preço cheio pelo serviço. Desde janeiro, a companhia oferece desconto na substituição da bateria.

De acordo com o portal americano Recode, o assunto chegou ao poder público nos Estados Unidos. O senador republicano John Thune questionou a empresa sobre o que aconteceria com os usuários nesta situação. A resposta, vinda diretamente da vice-presidente para políticas públicas, Cynthia Hogan, foi a seguinte: “Sim, nós estamos explorando isso e vamos atualizá-lo adequadamente”.

iPhone 7 foi o primeiro aparelho da Apple a vir sem conector para fone de ouvido (Foto: Anna Kellen Bull)

Caso a matriz da Apple nos Estados Unidos opte por devolver o dinheiro dos consumidores, é esperado que a conduta também seja adotada por aqui. O governo norte-americano iniciou, há uma semana, as investigações sobre o caso.

O pedido de desculpas da Apple foi feito após semanas de especulações sobre a suposta prática de obsolescência programada. A empresa explicou que o sistema do iPhone, o iOS, recebeu uma instrução para reduzir a velocidade de processamento de dados quando a bateria chegar a um nível considerado problemático. Ainda segundo a marca, a medida foi adotada para proteger os usuários e evitar reinicializações inesperadas do telefone.

... div>

Todas as baterias de smartphones passam pelo envelhecimento químico, o que reduz sua capacidade de prover energia para o restante do aparelho. No entanto, somente a Apple veio a público para confirmar a limitação de desempenho.

Trecho de carta de Cynthia Hogan, vice-presidente de políticas públicas da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

Consumidores com celulares antigos disseram ao TechTudo que a experiência de substituição de bateria foi positiva. De acordo com eles, o procedimento fez com que o produto retornasse à performance original. No Brasil, o desconto oferecido pela Apple chegou a R$ 300. Com isso, a substituição de bateria sai a R$ 149 até o fim de 2018.

A situação da empresa ganhou traços mais dramáticos quando a Apple Brasil anunciou o ingresso do iPhone 5C na lista de telefones elegíveis para a oferta. Posteriormente, consumidores começaram a se queixar da marca, pois lojas próprias e assistências técnicas não praticaram o preço mais baixo. Procurado pelo TechTudo há duas semanas, o escritório nacional não voltou a se manifestar sobre o tema.

O programa global de desconto na troca de bateria vai até dezembro. As seguintes gerações de telefone são contempladas: iPhone 6, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X, bem como edições Plus.

Com informações do Recode

iOS 11 está consumindo bateria muito rapidamente? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.