O Google Drive ganhou nesta terça-feira (7) um recurso que permite visualizar e inserir comentários em arquivos de novos formatos, incluindo e os do Microsoft Office e PDF. Documentos abertos na pré-visualização do navegador desktop exibem um menu lateral com as últimas interações por texto adicionadas por colaboradores do mesmo arquivo. Antes, era necessário abrir o arquivo em um app externo para habilitar a inserção de anotações.

Google Driv

... e permite visualizar, responder e inserir comentários em documentos online (Foto: Divulgação/Google)

A novidade vale para Word, Excel, PowerPoint, além de PDF e imagens. Ao abrir um documento com comentários, usuários do Google Drive passam a visualizar botões para responder ou adicionar uma nova frase relacionada ao conteúdo do arquivo. Para criar um comentário, basta usar o cursor para marcar o trecho desejado e abrir uma caixa de texto atrelada a ele.

A promessa do Drive é que o recurso seja compatível com o Word tradicional para computador. A expectativa é que a área de comentários seja a mesma, independentemente se o documento foi aberto no Windows, macOS ou em um navegador como o Google Chrome em um Chromebook.

Comentários do Google Drive valem para Word, Excel, PowetPoint, PDF e imagens (Foto: Divulgação/Google)

A função é mais tentativa de aproximar a experiência de uso do Google Drive com a oferecida pelos programas do Office. O aplicativo do Drive para celular, por exemplo, já permite há tempos criar documentos docx, xlsx e pptx sem a necessidade de conversão a partir dos formatos proprietários do Google.

O Google Drive é seguro? Vale a pena pagar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.