O alto-falante do celular geralmente deixa a desejar quando o assunto é a potência. Ele emite sons relativamente baixos e abafados, o que é um inconveniente na hora de ouvir música com amigos. Felizmente, existem soluções práticas que podem ajudar a contornar o problema, criando um sistema mecânico de amplificação sonora. A "gambiarra" pode ajudar quem não tem uma caixa de som Bluetooth e deseja economizar.

O tutorial a seguir ensina a fazer um amplificador usando como base apenas rolo de papel toalha e copo descartável. Siga as dicas e aumente a potência do som do seu smartphone com materiais que você tem em casa.

Truque caseiro permite aumentar potência do alto-falante do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Reúna os materiais de que você vai precisar: dois copos descartáveis, um estilete e um rolo de papel toalha. Além disso, ajudará também ter uma caneta.

... 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">

Materiais necessários para realização do tutorial (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. Coloque seu smartphone no centro do rolo de papel toalha. Marque os limites de largura e espessura com uma caneta.

Marcação do tamanho do celular no rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Com o estilete, corte a área marcada com a caneta, de forma que fique um orifício retangular.

Corte do rolo de papel toalha com estilete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Este passo é opcional e meramente estético. Se quiser dar um acabamento ao rolo, pinte-o ou cubra-o com cartolina ou tecido, mantendo a abertura retangular no topo.

Acabamento no rolo de papel toalha usado como suporte do celular (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Coloque os dois copos descartáveis um dentro do outro. Em seguida bote uma das aberturas do rolo sobre o copo e desenhe o círculo com uma caneta. Depois corte os copos com o estilete, como indicado abaixo.

Corte dos copos descartáveis para encaixe do rolo de papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Encaixe cada extremidade do rolo de papel toalha em um dos copos. Depois é só botar o celular para tocar e encaixá-lo na abertura do rolo de papel toalha.

Celular na gambiarra para aumentar potência do alto-falante (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

O som sairá do alto-falante bem mais potente que o normal. Quanto maior forem os copos, maior será a amplificação sonora.

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.