Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Alternativa gratuita ao Microsoft Office, o pacote LibreOffice pode apresentar alguns obstáculos iniciais para quem antes usava o Word, Excel, PowerPoint e etc. A interface gráfica das duas suítes é uma das principais barreiras de adaptação: enquanto o design Ribbon UI do Office organiza ferramentas e ícones dos progamas numa faixa na borda superior da tela, o LibreOffice é conhecido pela aposta numa solução mais conservadora, que lembra interfaces dos Offices mais antigos.

Entretanto, desde a versão 5.3 do LibreOffice, é possível mudar o jeitão dos programas da suíte para um tipo de Ribbon UI que lembra o modelo da Microsoft. Isso pode facilitar bastante a sua vida na hora de se acostumar com o pacote gratuito. Descubra como ativar o visual mais moderno do LibreOffice no passo a passo a seguir.

Por padrão, LibreOffice apresenta uma interface conservadora (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Por padrão, LibreOffice apresenta uma interface conservadora (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Por padrão, LibreOffice apresenta uma interface conservadora (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Abra qualquer aplicativo do LibreOffice para realizar a alteração. Para esse tutorial, escolhemos o Writer. A única exigência é que você esteja usando, no mínimo, a versão 5.3 da suíte (no momento, 6.0.1 é o modelo mais atual).

Acesse o menu de opções do LibreOffice em qualquer um dos programas da suíte (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse o menu de opções do LibreOffice em qualquer um dos programas da suíte (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Acesse o menu de opções do LibreOffice em qualquer um dos programas da suíte (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No momento, o LibreOffice trata a nova interface como experimental. Para ter acesso a ela, você terá de clicar no menu “Ferramentas” e em seguida em “Opções”.

Ao clicar em "Opções", no menu "Ferramentas", será aberta uma janela (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ao clicar em "Opções", no menu "Ferramentas", será aberta uma janela (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Ao clicar em "Opções", no menu "Ferramentas", será aberta uma janela (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na janela que será aberta, expanda as opções sob o campo “LibreOffice”. Em seguida, clique em “Advanced” ("Avançado"). Versões Portable do LibreOffice podem apresentar certas configurações em inglês.

Desbloqueie recursos avançados do LibreOffice clicando na opção abaixo de "Optional Features" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Desbloqueie recursos avançados do LibreOffice clicando na opção abaixo de "Optional Features" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Desbloqueie recursos avançados do LibreOffice clicando na opção abaixo de "Optional Features" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Surgirão algumas opções no lado direito da tela. Em “Optional features” ("Recursos opcionais"), selecione “Enable experimental features” ("Permitir recursos experimentais"). Clique em OK para confirmar a ação.

Talvez seja necessário reiniciar o LibreOffice para salvar a configuração (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Talvez seja necessário reiniciar o LibreOffice para salvar a configuração (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Talvez seja necessário reiniciar o LibreOffice para salvar a configuração (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Caso o LibreOffice avise que terá de ser reiniciado, confirme em "Restart Now".

Escolha "Barra de abas" para aplicar a nova interface ao LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha "Barra de abas" para aplicar a nova interface ao LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha "Barra de abas" para aplicar a nova interface ao LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Quando o programa abrir novamente, escolha o menu “Exibir” e clique em “Leiaute da barra de ferramentas”. Aparecerá um conjunto de opções e, para selecionar a interface nova, escolha “Barra de abas”.

A configuração "Barra de abas" permite usar o LibreOffice com interface semelhante ao Office 2016 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A configuração "Barra de abas" permite usar o LibreOffice com interface semelhante ao Office 2016 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A configuração "Barra de abas" permite usar o LibreOffice com interface semelhante ao Office 2016 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto! A partir de agora, todos os aplicativos do LibreOffice terão a interface em faixa similar ao Office 2016.

Como abrir dois documentos diferentes lado a lado no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.