O YouTube é um dos aplicativos mais populares em smart TVs, mas ele pode falhar e parar de funcionar especialmente se o aparelho for mais antigo. Em situações mais sérias, não é raro o usuário perceber que o app sumiu da TV. Falhas do tipo podem ocorrer em modelos de diversas fabricantes, como Samsung, LG, Philips, Sony, AOC e Panasonic.

A causa mais comum de erros no YouTube é a interrupção do suporte oficial por parte do Google. A empresa atualizou a base de funcionamento do programa para uma nova versão que traz mais recursos, mas é incompatível com televisões fabricadas em 2012 ou antes. No entanto, é possível que o app pare de operar por conta de um problema de cache, que pode ser solucionado com um reset. Veja cinco maneiras de resolver falhas do YouTube na smart TV.

1. Cheque a conexão e reinicie a TV

Ao perceber problemas com o YouTube ou qualquer outro aplicativo da smart TV, o primeiro passo é checar a conexão. Veja se outros aparelhos funcionam na mesma rede Wi-Fi para destacar flutuações de sinal do roteador. Em caso de falha de Internet ou erros na memória cache, a solução habitual é desligar a TV e o roteador da tomada. Uma recomendação é que, antes de ligar novamente o televisor, você force o seu início pelo botão power do controle ou do aparelho, mesmo que ele esteja desligado da tomada. Após três minutos, basta religar os dois aparelhos. Aguarde o reestabelecimento da conexão e teste o YouTube novamente.

Reinicie o seu dispositivo e tire tudo da tomada (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

2

... . Altere o DNS

Se a sua TV foi fabricada em 2012 ou anos anteriores, é possível que ela esteja na lista de aparelhos não compatíveis com o YouTube. Nesse caso, mesmo que o app tenha sido instalado de fábrica, ele some ou para de funcionar. No entanto, usuários em fóruns online relatam ter resolvido o problema trocando o DNS da conexão à Internet da TV.

O procedimento varia de modelo para modelo. Procure pelas configurações de rede da TV e acesse os ajustes de IP. No campo de DNS, selecione o modo manual e insira os valores “8.8.8.8” no primeiro campo e “8.8.4.4” no segundo (sempre sem aspas).

Use o DNS público do Google na TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

3. Atualize o firmware

Mesmo que uma TV tenha sido fabricada antes de 2012, usuários relatam que uma atualização de software pode ser capaz de solucionar problemas com o YouTube. O procedimento também pode variar dependendo da fabricante da sua TV. Em versões modernas, como a LG com webOS, o update pode ser realizado nas configurações. Em outros casos, é preciso acessar a página de suporte da marca pelo navegador desktop e baixar o software para um pendrive. Esse é o caso, por exemplo, de algumas versões de TV Samsung e AOC.

Busque atualizações para o sistema da smart TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Acesse via navegador

O Google recomenda que donos de TVs antigas passem a acessar o YouTube por meio do navegador integrado ao aparelho. A solução é restrita a uma parcela de usuários, já que nem toda TV traz um aplicativo de navegação com suporte à tecnologia HTML5 compatível com o site de vídeos. Para saber se a alternativa vale para você, abra o navegador da televisão (também chamado de browser) e digite youtube.com na barra de endereços.

SMART TV Samsung tem navegador igual ao do computador para usar na televisão (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Dica extra: use um media center barato

Independentemente do modelo da TV, um aparelho externo conectado à porta HDMI costuma ser a maneira mais prática e barata de manter o YouTube funcionando. Mesmo em TVs antigas e que não são smart, um media center serve como cérebro para aplicativos e não obriga o usuário a investir em uma tela nova para a sala de estar.

O Chromecast e a Xiaomi Mi Box são alguns dos modelos mais baratos, vendidos por menos de R$ 250 (o segundo somente por importação). A Apple TV é uma alternativa mais cara, com preço no Brasil de pelo menos R$ 1.300. O Fire TV Stick Basic Edition, da Amazon, não é uma opção viável para assistir ao YouTube, pois não conta com app oficial.

Chromecast é alternativa para ter o YouTube em qualquer TV (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Problemas com o app do YouTube na smart TV da Samsung? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.