Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Core i3 8130U é o novo processador da linha i3 de oitava geração para notebooks finos e dispositivos 2 em 1, que foi anunciado pela Intel nesta segunda-feira (19). Dotado de dois núcleos de processamento, seu destaque em relação aos antecessores é contar com o Turbo Boost – tecnologia que estava presente apenas em componentes mais caros das linhas i5 e i7.

Com o recurso, o i3 8130U pode funcionar em velocidades na faixa dos 2.2 a 3.4 GHz. Segundo a Intel, o lançamento é o i3 mais rápido do portfólio da fabricante para notebooks e computadores 2 em 1.

Novo processador expande a linha de modelos de oitava geração para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)Novo processador expande a linha de modelos de oitava geração para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)

Novo processador expande a linha de modelos de oitava geração para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)

Outra característica que chama a atenção é a presença do Hyper Threading. O recurso faz com que o 8130U se comporte como um processador quad-core em determinadas situações. Com isso, ele promete elevar a performance da CPU e deve garantir desempenho superior em aplicações que se beneficiam da funcionalidade.

Em relação ao suporte à memória, o i3 8130U reconhece DDR3 de 2.133 MHz, ou DDR4 até 2.400 MHz. Como o padrão DDR3 tem caído em desuso, deve ser mais comum encontrar o processador em notebooks equipados com memórias DDR4, que são mais rápidas e economizam mais energia. O i3 ainda conta com 4 MB de memória cache em nível L3, usada para guardar informações recorrentes sobre o que a CPU processa.

A placa de vídeo integrada é uma Intel UHD Graphics 620. É importante citar que ela não é uma GPU destinada para jogos e, por isso, pode decepcionar usuários que são mais exigentes no quesito gamer.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Em termos de comparação, é interessante colocar o i3 8130U e o Core i7 6550U lado a lado. O processador i7 de sexta geração, que foi anunciado em 2015, possui a mesma quantidade de núcleos, recursos e velocidade do i3. A diferença é que, na época de lançamento, o i7 era o top de linha da marca para notebooks.

De acordo com a Intel, os primeiros notebooks e conversíveis 2 em 1 equipados com o Core i3 8130U devem ser anunciados em breve pelos fabricantes.

Falha nos processadores: como corrigir? Veja dicas no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.