Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Existem algumas razões para que uma smart TV não consiga conectar-se a uma rede Wi-Fi. É possível, por exemplo, que o aparelho esteja com um problema na configuração e, consequentemente, a televisão não encontre Internet sem fio disponível. Em outros casos, também é comum que, apesar de parecer estar conectado via Wi-Fi, ainda assim o usuário não consiga navegar pela rede.

Se a sua smart TV – seja Samsung, Sony, Philips, LG ou outra marca – não reconhece a rede Wi-Fi ou apresenta algum defeito relacionado à conexão, veja abaixo possíveis causas e como resolver o problema. Vale ressaltar que, se o erro persistir, é aconselhável que o usuário procure por uma assistência técnica especializada da fabricante do aparelho.

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

O roteador está funcionando corretamente?

Pode parecer óbvio, mas é possível que o problema de conexão da sua smart TV não esteja necessariamente nela. Entre as opções, uma das possibilidades está na presença de algum erro no seu roteador, que pode não estar distribuindo a Internet corretamente, por exemplo. Portanto, antes de qualquer coisa, garanta que o seu roteador esteja funcionando.

Se o roteador for muito antigo ou estiver apresentando problemas constantemente, talvez seja até aconselhável trocá-lo por um mais recente. Para isso, veja quais são os melhores roteadores disponíveis no Brasil. Outra possibilidade é usar um repetidor, para ampliar a área de cobertura de sinal na sua casa.

Certifique-se de que seu roteador está funcionando corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Certifique-se de que seu roteador está funcionando corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Certifique-se de que seu roteador está funcionando corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O firmware está atualizado?

Outro problema comum é a necessidade de atualização do firmware da TV. Isso ocorre bastante, principalmente, se o aparelho é um pouco antigo ou se o usuário raramente o atualiza. Como as fabricantes costumam estar sempre tentando melhorar a experiência de uso das pessoas, é importante garantir que o firmware do seu eletrônico esteja sempre atualizado, para que todas as funções funcionem corretamente – inclusive a conexão à Internet.

Existem algumas maneiras de realizar o update na sua TV. Dependendo da marca do aparelho, você pode fazer a atualização por meio do notebook, conectando-o à televisão via cabo USB, ou por meio da própria smart TV, na opção de "Configurações" ou "Suporte", por exemplo.

A configuração de rede está certa?

A configuração de rede também costuma ser um problema comum entre os usuários. Ao configurar a Internet, é necessário definir um padrão de segurança para a sua rede – aquelas siglas WEP, WPA e WPA2, por exemplo. Assim, você garante que a sua rede está devidamente protegida. Porém, caso essa configuração não tenha sido realizada da maneira correta, é possível que isso esteja impedindo sua smart TV de conectar ao Wi-Fi.

Portanto, certifique-se de que a sua configuração de segurança de rede tenha sido feita corretamente, e que a opção escolhida seja a que melhor funcione com a sua televisão.

Defina qual será o Wi-Fi utilizado na Smart TV  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Defina qual será o Wi-Fi utilizado na Smart TV  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Defina qual será o Wi-Fi utilizado na Smart TV (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Os dados da rede estão corretos?

Outro ponto interessante, e talvez até desconhecido pela maioria dos usuários, são os dados de rede da sua conexão: endereço IP, MAC Ethernet, DNS1, DNS2, Gateway, Máscara de rede e outros. Apesar dessas siglas parecerem confusas, a função delas é bem simples: garantir que a conexão do seu aparelho com a rede de Internet seja realizada corretamente.

Por isso, também é importante verificar se essa comunicação está sendo feita da melhor maneira. De modo geral, essas informações costumam ficar disponíveis na opção "Configurações de rede" das smart TVs. Navegue por essas configurações e descubra quais são os dados de rede que foram definidos, para verificar se eles são compatíveis com a sua conexão.

Procure uma assistência técnica

Caso nenhuma das soluções acima tenha funcionado para você e, consequentemente, não tenha sido possível descobrir qual a origem do problema, procure uma assistência técnica especializada da fabricante do seu aparelho.

Smart TV: qual devo comprar? Saiba no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.