O Swype, teclado que popularizou a digitação por gestos, foi descontinuado e não está mais disponível para baixar no Android e no iPhone (iOS). A empresa Nuance, que adquiriu o aplicativo há seis anos, confirmou a informação e disse que pretende focar em tecnologias de inteligência artificial. No começo do mês, a companhia já havia anunciado o fim da versão para dispositivos da Apple. Quem tem o app instalado no celular poderá continuar usando, mas sem receber atualizações ou fazer novo download na Google Play ou App Store, caso seja removido do aparelho.

Teclado Swype é removido da Google Play e App Store (Foto: Divulgação/Swype)

O Swype foi o primeiro aplicativo conhecido por oferecer digitação rápida por gestos. Ao deslizar o dedo sobre as teclas virtuais, o programa era capaz de entender as letras desejadas e prever a próxima palavra a ser escrita. A função se tornou útil especialmente na hora de digitar com uma das mãos em telefones com tela grande, que viraram maioria no mercado.

O recurso, porém, começou a aparecer em rivais como o Swiftkey e o Gboard, do Google. Os dois apps permanecem disponíveis para Android e iOS e estão entre os melhores teclados para smartphone.

Embora o Swype tenha sido cancelado, a Nuance deve continuar no ramo de previsão de palavras. O software Dragon Dictation, cuja versão para celular também foi descontinuada, é uma alternativa para compreender ditados no setor médico. Além disso, a empresa declarou que

... deve investir mais em ferramentas veiculares de reconhecimento de voz para digitação de textos.

“A principal tecnologia por trás do Swype continuará a ser utilizada e aprimorada em outras ofertas da Nuance - e integrada em nossas soluções mais avançadas para dispositivos inteligentes - principalmente em soluções de teclado baseadas em Android para nossos clientes automotivos”, esclareceu a companhia em um comunicado ao portal The Verge.

Qual o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.

Com informações: XDA Developers e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.