Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Annabelle é um novo tipo de ransomware que vem chamando a atenção de pesquisadores de segurança digital. Além de criptografar arquivos em troca de resgate, o vírus causa confusão no Windows ao desabilitar recursos importantes do sistema.

Descoberto esta semana pelo especialista em proteção de sistemas Bart Blaze, o Annabelle pode ser instalado através de arquivo infectado. O documento com o código malicioso pode ser enviado por e-mail ou se espalhar através de pen drive infectado.

Vírus inspirado em filme de terror mostra tela de resgate para recuperar arquivos (Foto: Reprodução/Bleeping Computer)Vírus inspirado em filme de terror mostra tela de resgate para recuperar arquivos (Foto: Reprodução/Bleeping Computer)

Vírus inspirado em filme de terror mostra tela de resgate para recuperar arquivos (Foto: Reprodução/Bleeping Computer)

Quando instalado pela primeira vez no computador, o maleare é configurado para ser inicializado junto com o sistema. Com isso, ele desabilita uma série de funções do Windows, como o antivírus nativo Windows Defender e o firewall de proteção. O vírus também força o encerramento de processos como o msconfig, o Gerenciador de Tarefas e o Process Explorer.

Curiosamente, o ransomware também impede que uma série de outros programas voltem a ser abertos novamente como o Notepad ++, Bloco de Notas, bcdedit e os navegadores Internet Explorer, Chrome e Opera — como se tivesse tentando evitar que o usuário consiga ajuda pela Internet.

Ao terminar a "bagunça", o malware começa a encriptar arquivos com a extensão .ANNABELLE nos documentos. O sistema, então, é reiniciado. Após o login, o Windows passa a mostrar a tela com as informações de resgate para reaver os arquivos sequestrados.

Como se proteger

O Annabelle é baseado em outro ransomware, conhecido como Stupid. A recomendação no geral é evitar fazer o download de arquivos desconhecidos, principalmente aqueles enviados como anexo por e-mail ou por URL.

Caso esteja enfrentando o problema, uma solução emergencial para descriptografar os arquivos sem pagar o resgate é utilizando o site No More Ransom (https://www.nomoreransom.org). Alguns antivírus também podem ser usados para remover o Annabelle do computador.

Confira no vídeo o que é um ransomware:

O que é ransomware: cinco dicas para se proteger

O que é ransomware: cinco dicas para se proteger

Via Bleeping Computer

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.