Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O consumidor que comprou um roteador da D-Link pode limitar a velocidade da Internet para evitar sobrecargas na rede. Chamada de Controle de Tráfego, a ferramenta presente nos aparelhos da marca permite determinar uma velocidade mínima e máxima de download e upload para cada desktop, notebook e celular conectado ao roteador, seja via cabo ou rede sem fio.

O recurso promete distribuir a Internet de forma mais otimizada, dando prioridade aos dispositivos que precisam de mais banda e reduzindo a velocidade dos que não necessitam. Confira, nas linhas abaixo, o tutorial de como usar e configurar o controle de tráfego no roteador da D-Link.

Veja como limitar a velocidade da internet no roteador da D-Link com o Controle de tráfego (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Veja como limitar a velocidade da internet no roteador da D-Link com o Controle de tráfego (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Veja como limitar a velocidade da internet no roteador da D-Link com o Controle de tráfego (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Para ativar e configurar a função, você deve acessar o painel de administração do roteador. Para isso, abra o navegador de Internet e digite na barra de busca o seguinte IP: 192.168.0.1. Caso esse endereço não funcione, veja este outro tutorial do TechTudo ou assista ao vídeo abaixo para descobrir o IP do seu aparelho D-Link;

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Passo 2. Faça login na interface de configuração do roteador. Por padrão o usuário é "Admin" (sem aspas) e a senha você deve deixar em branco;

Entre com os dados para fazer login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Entre com os dados para fazer login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Entre com os dados para fazer login no painel de administração do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Na seção "Status", clique sobre o menu lateral "Tabela de clientes ativos";

Acesse o menu "Tabela de clientes ativos" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Acesse o menu "Tabela de clientes ativos" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse o menu "Tabela de clientes ativos" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Uma lista com todos os dispositivos conectados ao roteador será exibida. Localize o aparelho que você pretende limitar a velocidade da Internet e anote o endereço IP dele;

Anote o endereço IP do dispositivo cuja velocidade da Internet será limitada (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Anote o endereço IP do dispositivo cuja velocidade da Internet será limitada (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Anote o endereço IP do dispositivo cuja velocidade da Internet será limitada (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 5. Vá até a seção "Avançado" e, depois, clique sobre o menu "Controle de tráfego";

Clique sobre o menu lateral "Controle de tráfego" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Clique sobre o menu lateral "Controle de tráfego" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Clique sobre o menu lateral "Controle de tráfego" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 6. Agora você precisa digitar, no campo "Largura de banda total", a velocidade de upload e também de download fornecida pela sua operadora de Internet. Vale destacar que 1 Mb/s é equivalente a 1000 Kb/s. Feito isso, clique em "Aplicar" para registrar as informações;

Insira a velocidade de upload e download da sua Internet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Insira a velocidade de upload e download da sua Internet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Insira a velocidade de upload e download da sua Internet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 7. Em seguida, clique no botão "Adicionar";

Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Clique no botão indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 8. No campo "IP Origem", digite o IP que você anotou no quarto passo. Depois, insira a velocidade mínima e máxima de upload (primeira linha) e mínimo e máximo de download (segunda linha) que o dispositivo tem direito. Não se esqueça de clicar em "Adicionar" e repetir o processo para cada aparelho na rede;

Limite a velocidade da Internet de um ou mais dispositivos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Limite a velocidade da Internet de um ou mais dispositivos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Limite a velocidade da Internet de um ou mais dispositivos (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 9. Por fim, clique novamente no botão "Aplicar" e reinicie o roteador para que o controle de tráfego entre em vigor;

Salve as informações clicando no botão "Aplicar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Salve as informações clicando no botão "Aplicar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Salve as informações clicando no botão "Aplicar" (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Pronto! Com essas dicas, você já sabe como limitar a velocidade da Internet para um dispositivo em específico ou para todos conectados ao roteador da D-Link.

Como configurar um roteador da TP-Link? Veja no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.