O Nokia 8110, celular clássico do tipo “tijolão”, ressurgiu na MWC 2018. O telefone traz um design nostálgico, com uma parte frontal deslizante que serve para atender chamadas e revelar o teclado físico embutido. O dispositivo é compatível com redes 4G, vem com o jogo da cobrinha e se caracteriza por trazer algumas funções inteligentes, como apps e um sistema operacional. Apesar disso, está longe de ser comparado a um smartphone moderno.

A novidade é similar ao relançamento do Nokia 3310, outro telefone que fez sucesso na década de 1990 e foi anunciado em nova versão em 2017. O novo Nokia 8110 chega à Europa a partir de maio nas cores preta e amarela com o preço de 79 euros (aproximadamente R$ 315 na cotação atual, sem impostos). Não há previsão de lançamento no Brasil. Nas linhas abaixo, saiba tudo sobre a novidade da marca.

Nokia 8110 é relançado com visual clássico e acesso a apps (Foto: Divulgação/HMD Global)

Design e tela

O design é o destaque do Nokia 8110, com linhas inspiradas no clássico telefone que ficou famoso no filme Matrix, de 1999. O corpo do celular é curvado como na versão lançada há quase 20 anos, mas a porta deslizante não é mais automática: o usuário deve arrastar a tampa do teclado manualmente. Ao deslocar a porta frontal para baixo, tem-se acesso a um tradicional teclado físico de um telefone antigo.

A tela é maior do que no modelo original, dessa vez com 2,4 polegadas e resolução QVGA, mas não é sensível ao toque. Para caminhar pela interface, o usuário deve usar um botão de navegação físico. Outra novidade é a opção na cor amarela, que vem sendo chamada pela HMD Global, dona da Nokia, de “celular banana”.

... 2>Câmera

O Nokia 8110 conta com uma câmera traseira de apenas 2 MP de resolução. Portanto, não deverá ser recomendado para quem deseja boas fotos em qualquer cenário. O celular não conta com câmera frontal para selfies.

Apps e sistema

O telefone roda o Smart Feature OS, um sistema simples que não pretende ser um rival de opções sofisticadas como Android e iOS. Ao contrário de outros modelos recentes da Nokia, o novo 8110 não tem Google Play disponível, mas ganhará uma loja para baixar aplicativos no futuro. Facebook, Twitter, Google Maps e Google Assistente são alguns dos apps prometidos para breve.

Desempenho

O celular conta com o processador Snapdragon 205, o mais simples da Qualcomm, além de memória RAM de 512 MB e armazenamento interno de 4 GB. O conjunto tende a ser suficiente para rodar o sistema leve do Nokia 8110 sem travamentos. O telefone ainda conta com suporte à conectividade 4G, incluindo chamadas via rede de dados (VoLTE). As especificações garantem uma grande longevidade à bateria, que pode chegar a até 25 dias de duração em stand by.

Apesar da ficha técnica simples, o Nokia 8110 supera o 3310, que oferece memória de apenas 16 MB e internet 2G. O novo aparelho visa ser uma opção mais adequada para quem deseja um celular modesto com bateria duradoura, porém com alguma promessa de bom desempenho e acesso a apps conhecidos.

Celular à prova d'água e quedas: qual comprar? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.