Usuários de dispositivos Android podem usar o serviço Android Device Manager para encontrar, remotamente, aparelhos perdidos ou roubados. A ferramenta, que possui um aplicativo gratuito na Google Play e uma versão online, permite encontrar, bloquear e deletar dados de aparelhos conectados à uma conta do Google.

Também chamada de Android - Encontre Meu Dispositivo, a plataforma reconhece automaticamente os aparelhos que usam um determinado e-mail do Google para acessar os recursos do Android. Para saber como usar o serviço, confira o passo a passo que preparamos.

Tutorial mostra como usar o serviço Android Device Manager pela web e pelo app para celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Funções da versão web do serviço

Passo 1. Acesse a página do Android - Encontre meu dispositivo e faça login com sua conta do Google.

... 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">

Tela de login do serviço localizador de dispositivos do Android na web (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. A tela inicial mostra no mapa onde o aparelho está no momento. Além disso, é possível usar recursos extras localizados na lateral esquerda da tela. Para começar, toque em "linha do tempo do Maps".

Opção para visualizar a linha do tempo de locais visitados com um aparelho Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. A linha do tempo exibe no mapa os locais visitados com o aparelho. A função também permite filtrar os resultados por ano, mês e dia.

Locais visitados com um celular Android ficam registrados no Google Maps (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Caso queira emitir um alerta sonoro no aparelho que está perdido ou roubado, toque em "Reproduzir Som".

Opção para reproduzir um som no aparelho Android através do site Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. O alerta será emitido por até 5 minutos. No entanto, é possível desligar esse alerta clicando na opção "Parar de Tocar".

Opção para parar um alerta sonoro emitido remotamente em um aparelho Android através do serviço Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Também é possível bloquear o aparelho para que ele não seja utilizado após um furto. Para isso, clique em "Bloquear".

Ação para acessar o recurso para bloquear um aparelho Android remotamente com o serviço Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. É possível configurar para que o aparelho bloqueado exiba na tela uma mensagem acompanhada de um telefone de contato. Essa opção é perfeita para casos onde a pessoa quer tentar recuperar um aparelho perdido. Para efetivar o bloqueio, toque no botão "Bloquear".

Opções do recurso bloqueio de celular do serviço Android Device Manager (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 8. Também é possível apagar dados remotamente através do serviço. Para isso, toque em "Limpar".

Opção para limpar dados remotamente de um aparelho Android com o serviço Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 9. Essa função remove permanentemente os dados do aparelho. Sendo assim, seus dados não serão recuperados. Para efetivar a ação, clique em "Avançar".

Opção para limpar dados remotamente em um aparelho Android no serviço Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Funções do aplicativo Encontre Meu Dispositivo

Passo 1. Abra o aplicativo e toque na opção "Continuar como (nome de usuário no Google)". Em seguida, digite sua senha de acesso do Google e toque em "Fazer Login".

Caminho para logar no aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Na tela inicial do aplicativo, selecione qual dispositivo deseja gerenciar no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, a localização do aparelho será indicada no mapa. Para usar outros recursos, toque em "Reproduzir som" para que o aparelho emita um alerta sonoro por até 5 minutos. Caso queira finalizar o recurso, toque em "Parar som".

Opção para reproduzir um alerta sonoro em um aparelho Android através do app Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Em "Bloquear", defina uma senha de acesso, uma mensagem e um número de telefone que aparecerá na tela bloqueada. Para efetivar o recurso, toque em "Bloquear".

Ação para bloquear um aparelho Android com o app Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. O recurso "Apagar" é a opção mais drástica. Através dela, o aplicativo pode deletar remotamente todos os arquivos e configurações do Android. O aparelho será limpo assim que for conectado à internet. Para ativar o recurso, toque em "Apagar".

Ação para apagar dados remotamente em um aparelho Android com o aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite as dicas para encontrar localizar um dispositivo e controlar bloqueio e dados do Android remotamente.

Qual é o melhor rastreador de celular grátis para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.