O Google oferece uma solução de DNS aberta, que é conhecida por ser imune a vários tipos de ataques. O serviço é responsável por traduzir os IPs dos sites em endereços amigáveis, assim como os que são fornecidos pelas operadoras de internet. No entanto, nem sempre esses servidores são bons – eles podem falhar e impedir o acesso a sites ou apresentar lentidão. A solução, neste caso, é usar alternativas como o Google Public DNS.

No tutorial a seguir, confira como alterar o endereço DNS do seu celular. O passo a passo mostra como realizar o procedimento no iPhone (iOS) e também no Android. Neste último, as imagens foram feitas em um Moto E4, da Motorola. O caminho pode ser um pouco diferente em smartphones de outras fabricantes.

Aprenda a configurar o DNS do Google no seu celular (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

No iPhone

Passo 1. Abra as configurações do iOS e toque em "Wi-Fi".

... 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">

Acesse as configurações do Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, pressione o "i" à direita da rede na qual você está conectado e vá em "Configurar DNS".

Abra os ajustes de DNS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Selecione a opção "Manual" e clique em "Adicionar Servidor". Agora, digite o DNS do Google – "8.8.8.8" e "8.8.4.4".

Adicionando o DNS do Google (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Apague o DNS da sua operadora. Para isso, toque sobre o "-" à esquerda do endereço IP e vá em "Apagar". Por fim, aperte em "Salvar".

Apague o DNS da sua operadora e salve as alterações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

No Android

Passo 1. Acesse as configurações do sistema e toque em "Wi-Fi".

Abra as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Aperte sobre o nome da rede na qual você está conectado e mantenha o dedo pressionado por alguns segundos. No menu que aparece, aperte em "Modificar rede". Agora, selecione "Opções avançadas".

Acesse as configurações avançadas da rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em "Configurações de IP", selecione a opção "Estático". Agora basta preencher os dados da rede, incluindo o DNS do Google – "8.8.8.8" e "8.8.4.4" –, e tocar em "Salvar".

Configurando o DNS do Google (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como desativar

Passo 1. No iPhone, volte às configurações de Wi-Fi e acesse a tela de configurações de DNS. Por fim, marque a opção "Automático" e pressione "Salvar".

Voltando ao DNS automático (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No Android, você deve voltar às configurações avançadas da rede e selecionar "DHCP", em "Configurações de IP". Por fim, toque em "Salvar".

Voltando às configurações de rede padrão (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para usar o DNS do Google em seu celular e resolver problemas de lentidão da Internet.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.