A Netflix divulga mensalmente o levantamento ISP Speed Index, índice que mede a velocidade de Internet dos principais provedores do Brasil e do mundo. Segundo os gráficos disponibilizados pela empresa de streaming, o serviço de banda larga brasileiro atingiu o pior resultado em dois anos no mês de Janeiro, com a primeira colocada Live Tim atingindo 3,07 Mb/s. Ao estudar as médias divulgadas pela Netflix, é possível identificar os números que apontam para a queda na velocidade da Internet no país.

Como funcionam os testes de velocidade da Netflix

A Netflix está presente em mais de 190 países e tem mais de 117 milhões de membros cadastrados. Sempre que um desses membros acessa o catálogo de vídeos e começa a assistir nos horários de pico, sua velocidade média passa a ser monitorada.

Ranking de velocidade de internet em janeiro/2018 (Foto: Reprodução/ISP Speed Index Netflix)

A coleta desses dados dá o embasamento necessário para criar uma análise da performance geral dos principais provedores de Internet banda larga nos países em que a plataforma opera. Quando se trata de streaming, a conexão instável interfere diretamente na qualidade dos vídeos, já que a plataforma diminui a resolução para continuar a reprodução.

Queda de velocidade atinge todos os provedores de banda larga

No Brasil, a Netflix libera a média de velocidade das seis principais operadoras de banda larga. Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, todos esses provedores de Internet tiveram queda. Veja o comparativo abaixo com os percentuais:

Esse fato fez a média geral sofrer uma redução de 2,64%, caindo de 2,65 Mb/s para 2,58 Mb/s. Ap

... esar disso, as operadoras permanecem nas mesmas posições. A Live Tim está no topo da lista desde agosto de 2016, quando tirou a dianteira da NET Virtua. Não houve mudanças no ranking desde então.

Redução da velocidade acontece desde 2016

A queda de velocidade entre o final de 2017 e o começo de 2018 não é algo pontual no histórico recente de medições da Netflix. Desde o começo de 2016 essa redução pode ser notada.

Ranking de velocidade de internet do Brasil nos últimos dois anos (Foto: Reprodução/ISP Speed Index Netflix)

Em comparação com janeiro do ano passado, a velocidade média da líder caiu cerca de 6,5%, passando de 3,29 Mb/s para os 3,07 Mb/s atuais. A queda é ainda maior quando comparamos com o mesmo período de 2016: são 12% a menos hoje que os 3,5 Mb/s que lideravam a tabela. Inclusive, a terceira colocada à época, Vivo Fibra, aparecia com média de velocidade maior que a líder atual, com 3,24 Mb/s.

Apesar da diminuição geral da velocidade da Internet banda larga no país, a diferença entre as operadoras também teve uma redução. As médias da primeira e da última colocadas caiu de 2,06 Mb/s para menos de 1 Mb/s.

Internet brasileira vs Internet outros países

A Netflix permite comparar os dados divulgados sobre a Internet brasileira com os números de outros países. Confira o gráfico brasileiro do último ano com o do México, outro grande centro latino-americano de atuação do serviço.

Ranking de velocidade de internet do México no último ano (Foto: Reprodução/ISP Speed Index Netflix)

A média de Janeiro no México ficou em 3,08 Mb/s, que é 16,23% maior que a do Brasil e ainda maior que a velocidade média da líder brasileira. Analisando a diferença entre as melhores de cada país, que no México é representada pela Totalplay com 3,78 Mb/s, o percentual vai para 18,78%.

Um pouco mais perto, na nossa vizinha Argentina, a média das seis principais operadoras de Internet banda larga é 12,5% maior que a brasileira, atingindo a marca de 2,9 Mbps. Comparando as líderes, também há vantagem para os hermanos: são 3,59 Mb/s da Telecentro contra os 3,07 Mb/s da Live Tim.

Ranking de velocidade de internet da Argentina no último ano (Foto: Reprodução/ISP Speed Index Netflix)

Qual a velocidade máxima de download por Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.