Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os notebooks da Dell, assim como de outras marcas, têm na BIOS (Basic Input/Output System, Sistema Básico de Entrada e Saída) um firmware responsável por executar as tarefas mais importantes para o seu funcionamento. Restaurar os padrões de fábrica pode ser útil para solucionar problemas de comunicação com os componentes, falhas de inicialização do sistema operacional e também para resolver problemas ocasionados por alterações equivocadas feitas por usuários inexperientes.

O processo de restauração é simples e pode ser realizado no setup da própria BIOS, como veremos a seguir. O tutorial foi realizado em um Dell Inspiron 14 da série 5000, mas vale para praticamente todos os aparelhos da fabricante.

Aprenda a restaurar os padrões de fábrica da BIOS do Notebook da Dell (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)Aprenda a restaurar os padrões de fábrica da BIOS do Notebook da Dell (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Aprenda a restaurar os padrões de fábrica da BIOS do Notebook da Dell (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

É importante ressaltar que você deve tomar muito cuidado ao mexer na BIOS, que foi projetada para usuários avançados. Qualquer configuração errada pode fazer com que o seu computador pare de funcionar ou apresente falhas na inicialização do sistema.

Passo 1. Reinicie o notebook. Para isso, vá até o menu iniciar, clique sobre o ícone de Ligar/Desligar e, em seguida, sobre "Reiniciar";

Comece o tutorial reiniciando o seu notebook da Dell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)Comece o tutorial reiniciando o seu notebook da Dell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Comece o tutorial reiniciando o seu notebook da Dell (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. Assim que a logomarca da Dell aparecer, pressione várias vezes F2 para acessar o setup da BIOS. Vale destacar que alguns modelos podem usar uma tecla diferente: nesses casos é necessário consultar o manual do aparelho;

Pressione várias vezes a tecla F2 para entrar na BIOS (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)Pressione várias vezes a tecla F2 para entrar na BIOS (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Pressione várias vezes a tecla F2 para entrar na BIOS (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 3. Dependendo da versão e do tipo de BIOS, você pode restaurar os padrões de fábrica clicando sobre o botão "Load Defaults" (Carregar padrões, em português), usando a tecla F9 ou até mesmo a combinação de teclas Alt + F;

Clique sobre o botão indicado na imagem para restaurar os padrões de fábrica (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)Clique sobre o botão indicado na imagem para restaurar os padrões de fábrica (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Clique sobre o botão indicado na imagem para restaurar os padrões de fábrica (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 4. Confirme a operação clicando no botão "OK";

Confirme o processo de restauração clicando no botão (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)Confirme o processo de restauração clicando no botão (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Confirme o processo de restauração clicando no botão (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Passo 5. Agora, clique no botão "Exit" (Sair) – localizado no canto inferior direito – ou pressione Esc no teclado do seu notebook e, depois, selecione Save and exit (Salvar e sair). Deixe o sistema reiniciar para que as configurações da BIOS sejam restauradas ao padrão.

Saia da BIOS para finalizar o processo de resturação (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)Saia da BIOS para finalizar o processo de resturação (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Saia da BIOS para finalizar o processo de resturação (Foto: Thiago Rocha/TechTudo)

Pronto. Com essas dicas, você já sabe como reiniciar a BIOS do seu notebook da Dell para desfazer configurações realizadas por acidente.

Quanto tempo leva para atualizar o BIOS? Veja no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.