O South by Southwest, festival de economia criativa e tecnologia, começou nesta quinta-feira (9) e o Facebook já figura entre os termos mais comentados. Com representantes em diversas mesas, a empresa reforça discurso de que a mudança do algoritmo que prioriza posts dos amigos é em benefício do usuário e da comunidade.
Na mesa "Facebook and Publishers: The Evolution Of News" (Facebook com empresas de mídia: a evolução das notícias, em tradução livre), a Head of News Product do Facebook, Alex Hardiman, defendeu que a empresa está em busca de soluções que melhorem a experiência do usuário, sem menosprezar, porém, o relacionamento com as empresas de mídia.
No acalorado debate com Brian Selter, da CNN, e Sara Fischer, da Axios, a representante do Facebook explicou que as mudanças priorizam a qualidade do conteúdo e que tem conversado com grupos de mídia para "redefinir esta relação". Segundo a diretora, o desafio é chegar no algoritmo que melhor atenda à missão definida pela empresa - conectar usuários e melhorar a qualidade do tempo gasto na rede social.
Reforçando o discurso, na sexta-feira (10) foi a vez do também Diretor do Facebook Andrew Keller defender a missão de melhorar a conexão entre pessoas da comunidade. Keller começou a apresentação com um anúncio peculiar: tinha mudado o conteúdo e até mesmo o título da palestra. No lugar de contar como criar conteúdo, o diretor focou sua fala na importância de reforçar relaciona
Segundo Keller, os grupos do Facebook apresentam uma grande oportunidade de conexão para pessoas com interesses semelhantes. Revelando, ainda, que é um dos serviços em crescimento na empresa, em sintonia com os investimentos no algoritmo focado em relacionamento pessoal. O diretor chegou a ironizar a mudança do algoritmo, que traria mais fotos de cachorros para o feed em determinado trecho da palestra. Mas logo voltou ao que parece a programação do Facebook na SXSW: defender a nova bandeira da empresa. Keller, porém, encerrou a apresentação sem abrir espaço para perguntas - prática incomum no evento.
Durante a apresentação, o executivo do Facebook reforçou que as marcas precisam se envolver com a comunidade para obter melhores resultados na rede social. Em sua fala, Keller repetiu inúmeras vezes um slogan de empoderamento da conexão - "as ideias que nos unem, mudam o mundo".
Para Keller, cada ferramenta do Facebook nos mostra uma vontade específica do usuário. No Instagram Stories o usuário busca autenticidade e nos Grupos as pessoas esperam encontrar significado e os valores em que acreditam. Enquanto no Messenger a proposta é um relacionamento produtivo.
O diretor usou essas definições para explicar que os usuários querem aproximação, desejam formar comunidades, e que as marcas precisam acompanhar essa tendência. Em sua defesa, apontou que os três serviços, Instagram, Grupos e Messenger, são os que mais crescem.
Os Grupos, especialmente, foram uma constante no discurso de Keller. Indicando um investimento nesse serviço, o diretor reforça o papel assumido pelo Facebook de ajudar a comunidade a se conectar. Objetivo que tem causado alterações frequentes no feed, primeiro o anúncio do aumento de relevância nos posts dos amigos, seguido pelo aviso que notícias locais teriam maior destaque.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ainda vale a pena comprar TV 3D? Veja principais pontos sobre tecnologia
- Como desconectar o WhatsApp Web pelo celular Android e iPhone (iOS)
- Dell lança versão do notebook XPS 13 com 8ª geração de processadores Intel
- Review Anker SoundCore Bluetooth: caixa de som se destaca por preço baixo
- Nuvem da Box, rival do Dropbox, lança app para Windows 10 e macOS
- My Idol é compatível com Android? Veja como instalar o aplicativo chinês
- CS:GO: relembre as maiores jogadas de FalleN na SK Gaming
- TVs Ultra HD da Panasonic terão sistema Firefox OS ainda este ano
- Como consultar dívida ativa por CPF
- Age Of Empires: Definitive Edition dá cara nova ao antigo clássico
- Forza 7 e novo Mario se destacam nos lançamentos da semana
- Gears 5 exibe Modo Horda e personagens de Halo: Reach em trailers
- Como adicionar atalhos para app, arquivos ou pastas no Finder do Mac
- Batman: Arkham Knight ganha missão extra e novo Batmóvel em setembro
- O que é o famoso jogo Free Fire?
- Como fazer o backup e restaurar templates do Blogger
- Zenfone 4 Selfie vs Quantum Sky: compare os celulares com foco em câmera
- Red Dead Online: tudo sobre o multiplayer de Red Dead Redemption 2
- Como melhor posicionar o home theater em casa e ‘turbinar’ seu áudio
- Controle do Xbox 360 sem fio desconecta com pilhas novas? Saiba resolver