Desativar a função "descarte de abas" do Google Chrome é útil para que o navegador deixe de atualizar páginas sozinho. O recurso de gerenciamento de memória torna inativas as tabs não utilizadas na plataforma do Google com o objetivo de liberar espaço na memória RAM.

Quanto mais páginas são abertas e/ou limitado é o hardware, mais provável que elas sejam retiradas da memória e colocadas em modo “sleep”. Ao clicar novamente sobre uma das abas ociosas, é necessário aguardar a atualização do site – um processo considerado irritante por muitos usuários. Confira abaixo o passo a passo para desabilitar o "descarte de abas" no Google Chrome.

Veja como parar a atualização automática de abas então inativas no Chrome (Foto: Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 1. Abra o Google Chrome e digite o seguinte texto na barra de endereços: chrome://flags/#automatic-tab-discarding

... 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">

Digite o endereço na barra do Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Você verá, em destaque, a opção “Automatic tab discarding”. Como padrão, estará ativada a opção “Default”. Clique sobre o menu e selecione “Disabled” para desativar o recurso;

Desabilite a função de descarte de abas inativas do Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Em seguida, clique em “Reiniciar agora”;

Clique em "Reiniciar agora" para concluir o processo no Chrome (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Ao final, feche e abra novamente o navegador.

Vale destacar que o recurso ainda é experimental. A própria empresa alerta que, ao ativá-lo, há a possibilidade de perder dados do navegador, comprometer a segurança ou privacidade de quem utiliza o software.

Como tirar um vírus do Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.