O Nokia 7 Plus e o Zenfone 5 Selfie são smartphones intermediários anunciados em fevereiro durante o Congresso Mundial de Mobilidade (MWC 2018). Com foco nas câmeras, eles têm pontos em comum, como a tela e a adoção da câmera dupla traseira. No entanto, aspectos como hardware e bateria os diferenciam, e podem pesar na decisão de compra.

O início das vendas dos celulares no Brasil ainda não foi divulgado. Mas para quem já está de olho nos novos modelos da Nokia e da Asus, o TechTudo preparou um comparativo de ficha técnica entre eles, que você confere a seguir.

Tela e design

Nokia 7 Plus e Zenfone 5 Selfie têm tela e design com pontos em comum. Ambos contam com display de 6 polegadas com resolução Full HD+ (2160 x 1080 pixels) e densidade de 402 pixels por polegada (ppi). A proporção de tela 18:9 também foi adotada nos dois celulares.

O formato começou a ser usado em smartphones premium como o LG G6 e o Galaxy S8, e aos poucos chega a smartphones intermediários. Além de deixar os telefones mais estreitos e fáceis de manusear, a proporção é parecida com a usada em telas de cinema, tornando mais agradável o consumo de vídeos.

Eles também têm telas com bodas mínimas e leitor de impressão digital na parte de trás, abaixo da câmera dupla. Aliás, a disposição das câmeras é muito parecida nos dois lançamentos. Elas ficam na vertical, com o flash ao lado.

Nokia 7 Plus tem câmera dupla e leitor de digital na traseira (Foto: Divulgação/Nokia)

No Zenfone 5 Selfi

... e, os cantos são mais arredondados, enquanto no Nokia 7 Plus as curvas são menos acentuadas, em um design que já é característico da marca. O smartphone da Asus foi lançado nas cores preto, branco e vermelho, e o da Nokia chega em preto e branco.

O celular da Nokia é um pouco menor, com 158,38 mm de altura, 75,64 mm de largura e 7,99 mm de espessura. No Zenfone 5 Selfie são 160,6 x 76,2 x 7,8 mm e 168 g. O peso do Nokia 7 Plus não foi divulgado pela marca.

Câmeras

Os telefones comparados têm foco nas câmeras. No Zenfone 5 Selfie, os sensores frontal e traseiro são duplos, enquanto no Nokia 7 Plus apenas a câmera principal tem duas lentes.

Como o nome já sugere, o apelo do modelo de Zenfone é para as selfies. A câmera frontal dupla é composta por uma lente teleobjetiva e uma grande-angular, com 8 megapixels e 20 megapixels (abertura f/2.0), respectivamente. O smartphone é capaz de fazer imagens com efeito bokeh, aquele que destaca o objeto da frente e desfoca o fundo da foto. Como tem flash físico, capturar imagens em ambientes escuros pode não ser um problema.

Com câmera frontal dupla e flash físico, Zenfone 5 Selfie promete boas imagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A câmera frontal do Nokia 7 Plus também não deve decepcionar. Embora tenha apenas um sensor de 16 megapixels, a lente utilizada é a ZEISS Optics, conhecida por capturar imagens de boa qualidade. Segundo a marca, a especificação torna o smartphone ideal para selfies em ambientes com pouca iluminação. A abertura não foi divulgada pela fabricante.

Na parte de trás, os dois celulares têm câmera dupla, sendo de até 16 megapixels (abertura f/2.2) no Zenfone 5 Selfie e de até 13 megapixels (f/1.75) no Nokia 7 Plus, que também traz lentes ZEISS Optics.

Processador e memória RAM

No desempenho, o Nokia 7 Plus promete ser mais poderoso. Ao menos é o que indica as especificações. O celular da Nokia é equipado com um processador intermediário da Qualcomm, o Snapdragon 660, que tem oito núcleos com velocidade de até 2,2 GHz. A memória RAM é de 4 GB. Com a configuração, ele deve rodar sem problemas as principais aplicações, como redes sociais e alguns games.

Para o Zenfone 5 Selfie, a Asus preparou versões com configurações diferentes, todas intermediárias. Uma roda com o chipset Snapdragon 430 (octa-core de até 1,4 GHz) e a outra com o Snadragon 630 (octa-core de até 2,2 GHz). Ambos são menos potentes que o processador usado no Nokia 7 Plus.

Uma diferença entre os modelos da Asus é que o smartphone equipado com Snapdragon 630 tem reconhecimento facial para desbloqueio de tela. A memória RAM do Zenfone 5 Selfie também pode variar, tendo 3 GB ou 4 GB, de acordo com a versão. A Asus não revelou qual ou quais modelos estarão disponíveis no Brasil.

Nokia 7 Plus tem hardware intermediário, que deve ser suficiente para maioria das tarefas (Foto: Divulgação/Nokia)

Versão do Android

Os dois saem de fábrica com o Android 8 (Oreo), versão mais atual do sistema operacional do Google atualmente. No Zenfone 5 Selfie, a interface da marca, ZenUI 5.0, marca presença. O Nokia 7 Plus participa do programa Android One. Logo, ele traz uma experiência de um Android "puro", sem modificações feitas pela fabricante.

Armazenamento

O Zenfone 5 Selfie também chega com mais de uma opção de armazenamento: 32 GB ou 64 GB. Já o Nokia 7 Plus tem 64 GB. Ambos contam com espaço para cartão microSD, sendo de até 128 GB no celular da Nokia, e de até 2 TB no da Asus – embora cartões de memória com essa capacidade ainda não estejam disponíveis.

Bateria

No quesito bateria, o Nokia 7 Plus promete se sair de melhor. São 3.800 mAh de capacidade, e a marca afirma que o smartphone aguenta até dois dias de uso longe das tomadas. Já no Zenfone 5 Selfie são 3.300 mAh, o que deve ser suficiente para ao menos um dia de uso.

Bateria do Zenfone 5 Selfie tem capacidade de 3.300 e deve aguentar ao menos um dia de uso (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Preço e custo-benefício

Ainda não há informações sobre a data de lançamento dos celulares no Brasil. A Asus pretende lançar o Zenfone 5 Selfie no país no segundo semestre de 2018, a um preço que ainda não foi divulgado.

O Nokia 7 Plus começar a ser vendido no mercado internacional em abril com preço de lançamento de 399 euros, o que equivale a mais ou menos R$ 1.590 em conversão direta e sem considerar impostos. Diferente do concorrente, não há expectativa para o smartphone ser comercializado no Brasil, até o momento.

Em termos de ficha técnica, o Nokia 7 Plus deve superar o telefone da Asus em quesitos como desempenho e bateria. O Zenfone 5 Selfie, por sua vez, chama a atenção de quem busca por especificações equilibradas e câmera frontal com configuração para entregar boas selfies.

Celular à prova d'água e quedas: qual comprar? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.