O Android P, próxima versão do sistema Google que está em fase de testes, pode ganhar um editor de imagens nativo. O recurso é útil para fazer marcações rápidas em capturas de tela e fotos antes de enviar a um amigo, assim como no iOS 11. Entretanto, não é preciso esperar pela atualização para ter acesso ao recurso. Um desenvolvedor conseguiu extrair a novidade, em forma de APK, que pode ser instalado em qualquer celular.

Nesse tutorial, veja como usar o editor de imagens nativo do Android P no seu telefone. Por se tratar de um arquivo APK baixado fora da Google Play Store, é necessário tomar alguns cuidados. O mais importante de todos é ter um backup atualizado para não perder os seus dados, caso algo dê errado.

Aprenda a instalar o editor de imagens nativo do Android P no seu smartphone (Foto: Divulgação/Google)

Passo 1. Abra as configurações de segurança do Android e ative a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para mais detalhes, confira esta dica. Lembre-se de, posteriormente, desativar esta opção.

... 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">

Ative a instalação de apps de fontes desconhecidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, acesse a página de download do arquivo APK e toque em "com.google.android.markup.apk". Em seguida, pressione "OK" para confirmar o download.

Baixe o arquivo APK (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O download será iniciado e tem cerca de 5,4 MB. Quando terminar de baixar, acesse a pasta de downloads do Android e toque sobre o arquivo APK para abri-lo.

Acesse os seus downloads (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Instalar" e, por fim, em "Concluído". A ferramenta de marcação agora está instalada e funciona de forma integrada à captura de tela.

Instale o APK baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Após tirar um print, acesse a central de notificações do Android e toque em "Compartilhar", logo abaixo da imagem. Na lista de apps disponíveis, procure pelo "Markup" e escolha o aplicativo.

Abrindo imagem na ferramenta de edição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. O editor, então, será aberto. Faça as anotações necessárias e use o botão verde, no canto superior direito da tela, para salvar a foto editada.

Editor de imagens nativo do Android P (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para ter acesso a uma das novidades do novo Android P antes do lançamento do sistema.

O que significa download pendente na Google Play Store? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.