Poucos sabem, mas o Microsoft Word conta com uma ferramenta de edição de imagens que pode ser útil quando não há um programa mais avançado como o Photoshop no PC. O processador de texto da Microsoft permite ajustar os principais atributos de uma foto, como brilho e contraste, além de aplicar filtros e modificar o formato. Depois de configurar tudo, o usuário pode salvar o resultado em um formato popular como .jpg ou .png. Veja no tutorial a seguir como editar imagens usando o Word no computador.

Tutorial ensina a usar o editor de imagens do Word (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 1. Acesse o menu “Inserir” do Word e clique em “Imagens” para importar uma foto do computador.

... AAAAAAAECAwQSIUEgJDRRUmOT/9oACAEBAAY/AiWxDsoXyltcUgmJd5CB5FivWQ0jHmWH/8QAHBABAAICAwEAAAAAAAAAAAAAAREhADEQUXHB/9oACAEBAAE/IXhhikR/Rk6qXTTLbJ22cERFGs0evP8A/9oADAMBAAIAAwAAABAl/wD/xAAZEQEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAABAGERIZH/2gAIAQMBAT8QVAw1Uqcn/8QAGBEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAQARkWH/2gAIAQIBAT8QpVvrOnWf/8QAHhABAQABAwUAAAAAAAAAAAAAAREhABBBMVFhgfD/2gAIAQEAAT8Qx4MpEgEKqSdLFpjRBPwKC8E7Q9anHMkxYhPFLs6hoAGAcGjfuzv/AP/Z">

Adicione imagens do PC que você deseja editar em um documento Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique com o botão direito sobre a imagem e selecione a opção “Formatar imagem”. Assim, aparecerá um menu lateral com as ferramentas de edição.

Acesse o menu de edição do Word clicando na opção "Formatar imagem" (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O painel abre diretamente no menu “Efeitos”. Na opção “Sombra”, você pode aplicar uma região sombreada ao redor da imagem, e definir cor, transparência e outras características do efeito. É possível, também, escolher um dos modelos de sombra predefinidos para começar.

Crie uma sombra e ajuste seus atributos à imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique no ícone de montanhas e sol para acessar o menu de imagem. Nessa seção fica o editor de cores e correções. Primeiro, ajuste manualmente brilho e contraste na barra de porcentagem ou selecione um dos modos de correção automáticos disponíveis para melhorar a aparência da foto.

Escolha uma correção predefinida ou ajuste brilho e contraste manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em seguida, role para “Cor da imagem” para ajustar a saturação e outros elementos de coloração. O menu de predefinições de cor conta com alguns ajustes prontos, como o modo preto e branco.

O Word permite mudar o tom da imagem com predefinições de cor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao terminar de editar, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse e selecione “Salvar como imagem”.

Salve a imagem editada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Escolha entre os formatos .png, .jpg, .tiff ou .bmp e salve no computador. Em seguida, é possível fechar o arquivo Word sem salvar o documento em .docx.

Salve como imagem e dispense o documento Word (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aproveite as dicas para editar imagens sem Photoshop.

Office 2013 parou de funcionar; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.