Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Word disponibiliza o Painel de Navegação, ferramenta que facilita a organização e a busca em documentos com grandes volumes de informação. Ideal para monografias, teses e trabalhos de conclusão de curso (TCC), o dispositivo ajuda o usuário a visualizar melhor o documento com separação de seções, exibição de miniaturas das páginas e recursos de busca por palavras e expressões. Confira neste tutorial como configurar e utilizar o Painel de Navegação do editor de texto da Microsoft.

O Painel de Navegação do Microsoft Word ajuda pesquisar e a visualizar melhor partes do documento  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Painel de Navegação do Microsoft Word ajuda pesquisar e a visualizar melhor partes do documento  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Painel de Navegação do Microsoft Word ajuda pesquisar e a visualizar melhor partes do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 1. Selecione um título já formatado. Na aba “Página Inicial”, clique com botão direito sobre uma das opções do espaço “Estilo” e, em seguida, aperte em “Atualizar...” para salvar a configuração de fonte, parágrafo e espaçamento;

Após configurar um título, selecione as opções em destaque para salvar as especificações no Microsoft Word (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Após configurar um título, selecione as opções em destaque para salvar as especificações no Microsoft Word (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Após configurar um título, selecione as opções em destaque para salvar as especificações no Microsoft Word (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Para acessar, alterar o nome ou editar configurações de um estilo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Modificar...”;

Clique na alternativa "Modificar..." para abrir as opções de configuração de fonte, espaçamento e parágrafos de um Estilo de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na alternativa "Modificar..." para abrir as opções de configuração de fonte, espaçamento e parágrafos de um Estilo de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique na alternativa "Modificar..." para abrir as opções de configuração de fonte, espaçamento e parágrafos de um Estilo de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Uma janela será aberta com opções para personalizar o estilo e configurar a fonte, o parágrafo e o espaçamento. Após a customização, vá em “OK” para salvar suas preferências;

Na Janela "Modificar Estilo" do Microsoft Word, personalize o nome e as suas preferências e clique em "OK" para salvá-las (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na Janela "Modificar Estilo" do Microsoft Word, personalize o nome e as suas preferências e clique em "OK" para salvá-las (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na Janela "Modificar Estilo" do Microsoft Word, personalize o nome e as suas preferências e clique em "OK" para salvá-las (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Também é possível utilizar as opções da barra de “Estilos” para padronizar o texto do documento, assim como as citações diretas com mais de três linhas;

Também é possível configurar o corpo do texto e citações diretas longas com as opções de Estilos de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Também é possível configurar o corpo do texto e citações diretas longas com as opções de Estilos de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Também é possível configurar o corpo do texto e citações diretas longas com as opções de Estilos de Fonte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Para habilitar o “Painel de Navegação”, na aba “Exibir”, marque a caixa de seleção da ferramenta. O recurso irá aparecer na lateral esquerda da tela;

Na aba "Exibir", clique em "Painel de Navegação" para habilitar o recurso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na aba "Exibir", clique em "Painel de Navegação" para habilitar o recurso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na aba "Exibir", clique em "Painel de Navegação" para habilitar o recurso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Em “Títulos”, é possível visualizar as seções configuradas na barra “Estilos” e atribuídas ao documento, em ordem de prioridade definida pelo Microsoft Word;

Na aba "Títulos" do "Painel de Navegação" são exibidas as seções dos documentos na ordem dos Estilos de Fontes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Na aba "Títulos" do "Painel de Navegação" são exibidas as seções dos documentos na ordem dos Estilos de Fontes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Na aba "Títulos" do "Painel de Navegação" são exibidas as seções dos documentos na ordem dos Estilos de Fontes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Na aba “Páginas” é possível visualizar e navegar pelas miniaturas de cada página do documento;

No "Painel de Navegação", a opção "Páginas" apresenta miniaturas do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No "Painel de Navegação", a opção "Páginas" apresenta miniaturas do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

No "Painel de Navegação", a opção "Páginas" apresenta miniaturas do documento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Já em “Resultados”, é possível localizar palavras e expressões do texto digitadas na barra de pesquisa. Este recurso informa a página e a seção para cada resposta encontrada, também é permitido navegar nos trechos registrados;

A aba "Resultados" do Painel de Navegação apresenta, de forma discriminada, as palavras e expressões digitadas em sua barra de buscas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A aba "Resultados" do Painel de Navegação apresenta, de forma discriminada, as palavras e expressões digitadas em sua barra de buscas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A aba "Resultados" do Painel de Navegação apresenta, de forma discriminada, as palavras e expressões digitadas em sua barra de buscas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Pronto. Explore o Microsoft Word e melhore seu texto com os recursos do editor.

Onde posso baixar o pacote Office portátil? Confira no Fórum do TechTudo.

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.