Apesar da popularidade de serviços como o Netflix e o Spotify a pirataria continua como fonte importante no consumo de entretenimento. O Brasil está no topo do ranking entre os países que mais consomem este tipo de conteúdo ilegal, ocupando a quarta colocação. É o que conclui o Relatório Anual, divulgado esta semana pela Muso, uma empresa britânica especializada em análise de mercado.

A preferência mundial são os sites que distribuem conteudo pirateado por streaming, onde não é necessário fazer o download. Os programas de TV são os conteúdo mais pirateados, seguidos por músicas e cinema.

Pirataria cresce mesmo com popularidade de serviços de streaming (Foto: Reprodução/Pond5)

Foram identificados mais de 300 bilhões de acesso a sites destinados a disseminação de conteúdo pirata, um aumento de 1,6% em relação a 2016. Embora o sites de torrent e fóruns de download direto ainda tenham uma base considerável de usuários, o streaming é a opção mais popular para conseguir este tipo de material, com mais da metade das visitas (53%) - uma queda de 7% em relação ao ano passado.

Smartphone lidera

Um dado curioso é que pela primeira vez o smartphone superou o computador. Mais de 52% do acesso a conteúdo pirateado da TV foi realizado por meio de um celular. Para música, a diferença é ainda mais gritante, chegando a 87%. Apenas para cinema o desktop ainda é o favorito.

Música

O acesso a páginas de distribuição de música teve um aumento bastante significativo - 14,7% em relação a 2016. Por conta do fechamento de sites de pirataria famosos como o youtube-mp3.org, o segundo semestre registrou uma queda de 33,

... 86% nas visitas em relação a primeira metade de 2017.

TV e Cinema

Visitas a sites de transmissão ilegal de conteúdo de TV, que inclui séries e programas de esporte, tiveram um aumento de 3,4%. De acordo com o relatório, isso contraria a ideia de que serviços de streaming como o Netflix ou o HBO GO possam reduzir o interesse por pirataria. Apenas a categoria de Cinema registrou queda, com menos 2,3% de acessos.

Número pode ser maior

O relatório da Muso mostra que a pirataria ainda cresce no mundo. Porém, o número pode ser ainda maior. Isso porque, a pesquisa leva em consideração apenas dados contabilizados na Internet, através de informações fornecidas por empresas de análise de tráfego como a SimilarWeb. Não são computados informações de media centers ou outros métodos offline. Em 2017, um outro relatório mostrou que tráfego de IPTV chega a ser superior ao registrado por torrents.

Os maiores consumidores de pirataria

O relatório também apontou os países que mais entram em sites de pirataria. Os Estados Unidos está na primeira colocação, seguido da Rúsia, Índia e Brasil. A China não aparece no top 10. O país asiático, com uma das maiores populações do mundo, está apenas na 14ª posição. Os números representam a quantidade acessos registrados.

  1. Estados Unidos (27,9 bilhões)
  2. Rússia (20,6 bilhões)
  3. Índia (17 bilhões)
  4. Brasil (12,7 bilhões)
  5. Turquia ( 11,9 bilhões)
  6. Japão (10,6 bilhões)
  7. França (10,5 bilhões)
  8. Indonésia (10,4 bilhões)
  9. Alemanha (10,2 bilhões)
  10. Reino Unido (9,0 bilhões)

Microsoft pode processar quem tem Windows pirata? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.