Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O IFTTT é um app para Android e iOS que conta com Applets capazes de automatizar uma série de ações bastante úteis nos smartphones. Usando a premissa “If This, Than That” (“Se isso, então aquilo”, em livre tradução), a aplicação permite condicionar o sistema ou mesmo programas instalados no aparelho para que executem certos comandos quando estiver em determinada situação. Dentre eles, silenciar o celular quando o usuário chega a um lugar específico, evitando o risco do aparelho tocar em meio de uma reunião de trabalho, de uma prova ou de um filme no cinema. Confira como é fácil realizar o procedimento nos passos a seguir.

Aprenda a silenciar seu dispositivo através do app IFTTT (Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Aprenda a silenciar seu dispositivo através do app IFTTT (Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aprenda a silenciar seu dispositivo através do app IFTTT (Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Caso ainda não tenha o IFTTT instalado, acesse o TechTudo Downloads para baixar o app.

Passo 2. Para quem estiver realizando o primeiro acesso, basta realizar o login com as suas credenciais do Facebook ou do Google e aceitar os termos de uso, ao clicar em “Continuar”.

Caso esteja acessando o IFTTT pela primeira vez, realize o cadastro (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Caso esteja acessando o IFTTT pela primeira vez, realize o cadastro (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Caso esteja acessando o IFTTT pela primeira vez, realize o cadastro (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Com a tela inicial do app aberta, clique sobre o último ícone do menu situado na barra inferior. Na tela seguinte, “My Applets”, clique no símbolo de “+”, localizado na parte superior direita.

Clique no ícone de "+" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Clique no ícone de "+" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique no ícone de "+" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Clique na opção “This”, para selecionar o que desencadeará a ação pretendida. Em seguida, toque em “Location”.

Selecione a opção "Location" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Selecione a opção "Location" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Selecione a opção "Location" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Dentre as opções que surgirem na tela toque em “You enter an area” (“Você entra em um lugar”, em livre tradução). Então, vá em “Connect”.

Clique em  "You enter an area"  (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Clique em  "You enter an area"  (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique em "You enter an area" (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Na tela seguinte, toque sobre o mapa que aparece no centro para escolher um local. Se preferir, digite o endereço na barra indicada pela seta e aguarde que a aplicação encontre o local. É possível realizar ajustes na localização ao arrastar o mapa com os dedos.

Digite o endereço do lugar que deseja definir no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Digite o endereço do lugar que deseja definir no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Digite o endereço do lugar que deseja definir no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. O usuário também pode permitir que a aplicação utilize o lugar no qual se encontra. Para isso, clique em “Get current location”, na parte inferior da tela. Em seguida, dê permissão para que o IFTTT acesse a localização do aparelho e selecione “Permitir”.

Também é possível utilizar a localização atual no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Também é possível utilizar a localização atual no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Também é possível utilizar a localização atual no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Finalizado o ajuste da localização, toque sobre o ícone de “Check”, situado na parte superior direita da tela. Então, conclua essa parte do processo clicando sobre um novo ícone de “Check”.

Clique no ícone de check no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Clique no ícone de check no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique no ícone de check no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 9. Agora, para selecionar qual será a ação, clique em “That”. Dentre as opções que surgirem, selecione “Android Device”.

Escolha a opção "Android Device" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Escolha a opção "Android Device" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Escolha a opção "Android Device" no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 10. Primeiro, escolha a ação que será realizada no local já pré-determinado ao clicar em “Mute ringtone” (“Silenciar toque”, em tradução livre). Logo, vá em “Connect”.

Escolha a ação que deseja executar no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Escolha a ação que deseja executar no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Escolha a ação que deseja executar no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 11. A seguir, você precisa decidir se quer que o telefone vibre ou não na área definida. Selecione “Yes” para sim e “No”, caso não deseje. Conclua a seleção ao tocar sobre o ícone de “Check”.

Defina no IFTTT se deseja que o telefone vibre (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Defina no IFTTT se deseja que o telefone vibre (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Defina no IFTTT se deseja que o telefone vibre (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 12. Agora, basta finalizar o processo clicando em “Finish”. No entanto, para que a ação funcione, é necessário permitir o acesso do IFTTT à função “Não Perturbe” do sistema. Assim, vá em “Open settings”.

Clique em "Finish" para finalizar o processo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Clique em "Finish" para finalizar o processo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique em "Finish" para finalizar o processo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 13. A chave do IFTTT estará desativada por padrão. Clique sobre ela para ativar. Na caixinha que abrir, selecione a opção “Permitir”.

Permita que o IFTTT acesse o sistema (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Permita que o IFTTT acesse o sistema (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Permita que o IFTTT acesse o sistema (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 14. Pronto, agora que o app tem acesso à configuração “Não perturbe” e a ação está configurada corretamente através do IFTTT, seu smartphone não tocará mais nos locais onde você escolher.

Pronto, agora a ação está configurada no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)Pronto, agora a ação está configurada no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Pronto, agora a ação está configurada no IFTTT (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.