Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Microsoft Excel e o Google Planilhas podem ser uma ótima opção para ajudar a organizar uma coleção de figurinhas. A sistematiza ajuda no caso do Álbum da Copa 2018, que tem 681 cromos de estádios, cidades-sede, escudos, jogadores e times lendários. A administração pela planilha tem, ainda, a vantagem de apresentar a quantidade de figurinhas coladas e que estão faltando. A planilha pode ser impressa para consultas, ou compartilhada com amigos pelo Google Drive.

Veja como fazer o controle de figurinhas para o Álbum de Figurinhas da Copa 2018 no Microsoft Excel e no Google Planilhas.

Veja como fazer sua própria planilha de controle para o Álbum de Figurinhas da Copa 2018 (Foto: Daniel Ribeiro)Veja como fazer sua própria planilha de controle para o Álbum de Figurinhas da Copa 2018 (Foto: Daniel Ribeiro)

Veja como fazer sua própria planilha de controle para o Álbum de Figurinhas da Copa 2018 (Foto: Daniel Ribeiro)

No Microsoft Excel

Passo 1. Crie uma planilha e escreva nas células da primeira coluna a classificação de cada grupo de figurinhas. Como o exemplo des tutorial é o Álbum da Copa do Mundo, fizemos também marcações para os times na fase de grupo. Para isso, selecionamos as quatro células de cada seleção e clicamos no comando “Mesclar e Centralizar”;

Nomeie as células para classificar os tipos de figurinha e reúna as que indicam cada grupo  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Nomeie as células para classificar os tipos de figurinha e reúna as que indicam cada grupo  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Nomeie as células para classificar os tipos de figurinha e reúna as que indicam cada grupo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Para exibir de forma mais destacada a indicação dos grupos do Álbum de Figurinhas da Copa 2018, é aconselhável configurar a orientação e o alinhamento do texto na célula. Nesse caso, o texto foi girado para cima e centralizado na célula;

Clique nas opções em marcadas para destacar as células que classificam os grupos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique nas opções em marcadas para destacar as células que classificam os grupos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique nas opções em marcadas para destacar as células que classificam os grupos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Escreva o nome dos respectivos times em cada grupo na ordem em que aparecem nas páginas do Álbum de Figurinhas da Copa 2018. Em seguida, preencha o número de cromos na sequência das páginas do álbum;

Preencha o nome dos times e a sequência do número de figurinhas por partes do álbum (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Preencha o nome dos times e a sequência do número de figurinhas por partes do álbum (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Preencha o nome dos times e a sequência do número de figurinhas por partes do álbum (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Em seguida, altere a cor de preenchimento das células que não terão a sequência do número de figurinhas para melhor visualização. Depois, crie classificações de “Coladas”, “Faltantes” e “Total” nas últimas colunas da planilha;

Modifique a cor de preenchimento das células sem figurinhas e crie as colunas de controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Modifique a cor de preenchimento das células sem figurinhas e crie as colunas de controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Modifique a cor de preenchimento das células sem figurinhas e crie as colunas de controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Na célula que indica as figurinhas coladas da primeira seleção, escreva “=CONT.VALORES(XX:YY)”, substituindo XX e YY pela indicação das células que iniciam e termina a sequência de cromos, respectivamente. Portanto, no exemplo abaixo os termos foram substituídos por C5 e V5, respectivamente;

Digite a fórmula “=CONT.VALORES” e indique as células de início e fim para criar o controle de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Digite a fórmula “=CONT.VALORES” e indique as células de início e fim para criar o controle de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Digite a fórmula “=CONT.VALORES” e indique as células de início e fim para criar o controle de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Coloque o mouse na parte inferior da célula com a fórmula e, quando o mouse mudar para o símbolo de uma cruz, arraste a seleção para o fim da coluna para replicar a fórmula e suas especificações;

Coloque o mouse na parte inferior da célula e arraste a marcação para copiar a fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Coloque o mouse na parte inferior da célula e arraste a marcação para copiar a fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Coloque o mouse na parte inferior da célula e arraste a marcação para copiar a fórmula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Em seguida, clique em uma célula que indique um grupo de figurinhas faltantes e escreva “=CONTAR.VAZIO(XX:YY)”, substituindo também XX e YY pelas células que começam e encerram a sequência de cromos;

Escreva a fórmula “=CONTAR.VAZIO” para indicar as células as figurinhas faltantes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Escreva a fórmula “=CONTAR.VAZIO” para indicar as células as figurinhas faltantes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Escreva a fórmula “=CONTAR.VAZIO” para indicar as células as figurinhas faltantes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Na última célula da coluna de figurinhas coladas, escreva a fórmula “=SOMA(XX:YY)”, substituindo XX e YY pela sequência vertical de células nesta coluna, para ter o número total de cromos em seu álbum;

No final da coluna de figurinhas coladas, digite a fórmula “=SOMA” para somar o total de cada célula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No final da coluna de figurinhas coladas, digite a fórmula “=SOMA” para somar o total de cada célula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

No final da coluna de figurinhas coladas, digite a fórmula “=SOMA” para somar o total de cada célula (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Já na última célula da coluna de figurinhas faltantes, escreva “=SOMA(681-XX)”, substituindo XX pelo valor da última célula da coluna de figurinhas coladas;

Escreva a fórmula "=SOMA" com o total de figurinhas do álbum subtraindo o número de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Escreva a fórmula "=SOMA" com o total de figurinhas do álbum subtraindo o número de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Escreva a fórmula "=SOMA" com o total de figurinhas do álbum subtraindo o número de figurinhas coladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. A coluna total poderá indicar o número de figurinhas coladas ou restantes para configurar o álbum. Ao terminar de configurar as fórmulas, configure a borda das células e altere a cor de preenchimento para visualizar melhor a planilha de controle;

Personalize o visual da planilha configurando a borda e a cor de preenchimento das células  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Personalize o visual da planilha configurando a borda e a cor de preenchimento das células  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Personalize o visual da planilha configurando a borda e a cor de preenchimento das células (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Google Planilhas

Passo 1. Em comparação com o Microsoft Excel, o Google Planilhas tem alguns comandos que, apesar de semelhates, têm nomes diferentes. Para reunir as linhas para indicar o grupo dos times, clique em “Mesclar Células”;

Junte as células clicando no comando indicado acima no Google Planilhas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Junte as células clicando no comando indicado acima no Google Planilhas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Junte as células clicando no comando indicado acima no Google Planilhas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Os botões para personalizar a orientação e a centralização do texto nas células também é diferente. Basta selecionar os comandos indicados na imagem para alterar a configuração;

Configure a orientação e a centralização das células nos comandos em destaque  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Configure a orientação e a centralização das células nos comandos em destaque  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Configure a orientação e a centralização das células nos comandos em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Para criar a sua planilha de controle do Álbum de Figurinhas da Copa 2018 no Google Planilhas, siga as mesmas orientações para Microsoft Excel, do “Passo 3” em diante;

Para continuar a montar a planilha siga as mesmas orientações do “Passo 3” ao “Passo 10” para o Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Para continuar a montar a planilha siga as mesmas orientações do “Passo 3” ao “Passo 10” para o Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Para continuar a montar a planilha siga as mesmas orientações do “Passo 3” ao “Passo 10” para o Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Aproveite as dicas para gerenciar suas figurinhas do Álbum da Copa do Mundo de 2018.

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.