Fe é um game de plataforma e quebra-cabeça para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC com um belíssimo visual e uma jogabilidade mais complexa do que inicialmente aparenta. Durante o jogo, é necessário resolver várias situações adversas, algumas mais intuitivas que outras. E para ajudar na jornada, há alguns truques bem úteis para sobreviver e não ficar perdido pelo caminho os quais nem sempre são explicados pelo game. Confira:

Como invocar um pássaro guia

Ainda no começo da história, quando é preciso usar uma semente para libertar sua primeira criatura presa pelos Silenciosos, o game introduz o conceito de pássaros guias. Para invocá-los, basta segurar o botão de cantar na frequência máxima até um efeito diferente surgir e um deles virá ao seu auxílio. Cante mais uma vez e ele voará por um caminho que indica seu próximo objetivo. É bom chamá-los quando estiver com os pés no chão, para que o jogo trace seu caminho adequadamente e não sugira um passo para trás por engano.

Para invocar um pássaro guia em Fe basta cantar com toda a força (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Aprenda a planar cedo

A primeira habilidade que Fe aprende em troca de um cristal é a de escalar árvores, enquanto a segunda - em troca de mais quatro cristais - é a de planar. Foque-se em explorar o jogo no início para obter estes itens e garantir essa perícia o quanto antes, pois além de útil, a próxima habilidade

... somente é obtida com mais dez cristais.

A habilidade de planar em Fe é bastante útil e deve ser priorizada (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Fique atento às árvores

O estilo visual de Fe é realmente belo e muitas vezes isso faz com que ele pareça ser um jogo apenas para apreciar as paisagens. Porém, as árvores possuem uma mecânica importante no game, já que boa parte delas está posicionada de forma que sirvam de ponto de acesso para algum lugar mais alto ao usar a habilidade de escalar.

Demora um pouco para enxergar as árvores em Fe como mais do que um belo cenário (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Alguns arbustos são bons esconderijos

Uma ferramenta bastante útil para livrar Fe dos terríveis Silenciosos é entrar em arbustos para se esconder, algo que não é mencionado no jogo. No entanto, não é qualquer um que serve como abrigo, apenas os especificamente de pontas brancas que se apagam quando o personagem entra neles.

Apenas arbustos que se apagam quando Fe entra neles servem como esconderijo (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Dentro de um arbusto, os Silenciosos simplesmente não encontram Fe mesmo que ele cante, porém, podem esbarrar nele ao andar e tirá-lo da segurança. Caso o personagem esteja iluminado, significa que não adiantará se esconder.

Procure os rastros

Mais uma dica visual que Fe não explica em palavras é a presença de rastros coloridos através do jogo. Cada tipo de objeto para interagir tem uma cor específica, como amarelo para sementes que libertam criaturas, ou rosa para flores que lançam o personagem no ar.

Pequenas objetos coloridos nas paredes e chão podem guiar Fe até algum item que precise acessar (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Normalmente há pequenos pontos coloridos que formam indicadores visuais de onde esses objetos estão. Preste atenção neles e poderá encontrar alguns desses itens mais facilmente.

Sintonize com o Rumble

Quando Fe tenta se conectar a outra criatura através de suas canções há um momento em que é preciso sintonizar seu canto na frequência certa de acordo com a pressão no gatilho do joystick. O sucesso ou não da conexão é exibido através de uma linha na tela entre ele e a criatura com a qual tenta se conectar, no entanto há um indicador mais preciso dessa sintonia: o efeito Rumble. Ao cantar para um animal fique atento ao momento em que o controle começar a tremer e terá achado a exata sintonia dele.

A forma mais fácil de acertar a sintonia de Fe com outro animal é sentir o Rumble do controle (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Poliglota colorido

Durante a aventura, Fe aprenderá várias línguas diferentes, e normalmente jogadores apenas saberão com qual idioma está "equipado" ao consultar o menu. Há uma forma mais simples no entanto ao olhar os detalhes no corpo do personagem. Ele e seu canto muda de cor de acordo com cada língua dos animais que será falada, como amarelo para pássaros, laranja para cervos e assim por diante.

De acordo com as cores nos detalhes do corpo de Fe é possível notar qual língua ele irá falar (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Papo de adulto

Inicialmente Fe pode se comunicar com todas as criaturas do jogo como lagartos, cervos e pássaros, no entanto, todos estes animais que falam com ele são filhotes, e ao conhecer seu primeiro animal adulto, ele se recusará a se conectar com Fe. Isso porque os animais adultos apenas falam em seu próprio idioma, o qual é ensinado ao personagem em momentos específicos do jogo ligados à história, então não adianta insistir com eles.

Animais adultos simplesmente não ouvirão Fe até ele aprender sua língua (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Frutas como chamariz

Em alguns pontos do jogo há um tipo de fruta rosa brilhante que parece um cacho de uvas ou uma grande framboesa, a qual desperta grande interesse nas criaturas do jogo. Ao carregá-la, é possível atrair animais de um ponto para o outro, às vezes de uma maneira não muito segura, porém, outras vezes essencial para progredir. É preciso usá-las também para ganhar o raro Troféu/Conquista "My Enemy's Enemy".

Frutas podem ser usadas para atrair animais, porém alguns como ursos podem querer ferir Fe (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Ferimento superficial

Quando os Silenciosos detectam a presença de Fe e atiram contra ele, nem tudo está perdido. Como não há uma barra de energia no jogo, é possível escapar de várias experiências de quase morte com os Silenciosos ao sair de seu campo de visão e depois se esconder em um arbusto ou fugir.

O ataque dos Silenciosos não indica uma morte instantânea para Fe, basta sair de seu alcance rapidamente (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Qual o game mais marcante que você já jogou? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.